Tal como a política a mulher é de facto um assunto sem fim tal como o demonstra o rabo da Jennifer Lopez, o descruzar de pernas da Sharon Stone, os cortinados da Julie Andrews, a bavaroise da Mª de Lurdes Modesto, os livros para crianças da Madonna, as rugas cavadas na Faye Dunaway ou o ar de mamã da M. E.Mastrantonio, que vivem a par da subtileza de Jorge Coelho, do empolgamento de Campos e Cunha, do olhar franco de Freitas do Amaral, da clareza de J.Sampaio. Se o tipo de Neantherdal cá viesse topava logo que apenas as mulheres evoluíram.
O dicionário não ilustrado vai aos rótulos da womanishness ( ‘tava a ver que nunca mais dizia esta palavra) nas entradas 1027 a 1035

Femme fatal – Aquela que com dois meneios de franja e três enrampamentos de queixo reserva para o acompanhante a empolgante e exclusiva missão de ficar a segurar a trela de um comboio

Fada-do-lar – Aquela que faz com um simples ‘a’ o que noutras é preciso uma carrada de ‘o’s.

Mulher objecto – Designação bastante feliz que coisifica no purgatório da posse o que poderia ficar apenas no limbo do desejo.

Mulheraça – Palavra que transporta um riquíssimo sufixo, parente afastada do troféu de caça, capaz de transformar em champanhe um simples sumo de maçã, e que transforma mesmo um ligeiro levantar de saia num perturbante cancan.

Grande cabra – Designação de registo insultuoso mas que bem vistas as coisas revela uns pezinhos de lã que se equilibram em qualquer penhasco agreste.

Dama de companhia – Possuidora de um olhar cândido e pose serena, tem no pestanejar o seu maior arrojo, no ângulo ombro-pescoço a sua maior indecência, e coloca no abanar de saia o seu poder de fornicação mística.

Mulher de armas – A que vive engatilhada, e desgraçados dos que lhe passam pela mira telescópica.

Mulher modelo – Aquela que ao ser enfiada no gesso desenha uma bailarina de porcelana alemã e se for bem derretida no molde siderúrgico forjará os preguinhos para um belo chapitoné (como é que isto se escreverá).

Sonho de mulher – A que nunca se dignou a aparecer a Freud

Sem comentários: