power rangers

O poder é uma construção estritamente humana. Uma das grandes revoluções do cristianismo (leia-se: do património religio-cultural que decorre da vinda ao mundo de Deus feito homem ) é permitir que se olhe para um Deus omnipotente 'fora do poder', (o 'deus-poder' é propriedade intelectual do paganismo) ou seja, Deus como presença, caminho, salvação, e uma carrada de não despiciendos etceteras, (ou apenas 'verdade e vida' para utilizarmos uma fórmula mais poeticamente friendly) deixando para os césares a secção do economato.
Num post do regressado dragonblog ele afirma que «o Poder vem sempre de alguma parte. Se não do «Alto e Sublime», então do baixo e desprezível. Se não conta a Palavra, passa a contar o número..» and so on, and so on. Ora na minha rudimentar forma de ver les choses: o poder nunca vem do «Alto e do Sublime», 'dasse!, 'o poder' é uma coisa do urbanismo da cidade dos homens, na cidade de deus só há aquilo que se pode sintetizar por 'amor', pois a confrontação com Deus impede toda a lógica inerente aos mecanismos de poder. Não podemos ir procurar em Deus a justificação do poder, tal como não é Lá que se encontra a solução para o tratamento de águas ou a luta contra as cáries. Nem a dignidade humana decorre do reconhecimento de Deus como fonte de todo o poder, a dignidade humana decorre do uso daquilo que nos torna humanos: 'uma moral' e 'uma caridade'. O homem está de facto condenado a ter de se amanhar com os poderzinhos que terá de ir alimentando e tecendo à sua maneira, seja com o dinheiro, ou a força, ou a ternura, ou o sexo, ou as ilusões em geral. É mesmo assim, e há pouco espaço para o assado. O poder é avassaladoramente mais inerente à nossa biologia do que à nossa espiritualidade; é por nós cá fabricado, numa linha de montagem sinuosa, por estas tais coisinhas «baixas e desprezíveis» pelas quais a Trindade penhorou a sua 2ª Pessoa, e iludido anda quem o quereria ver a jorrar, vindo das vestes do Altíssimo directamente para as consciências famintas dos degredados filhos de Eva. A liberdade foi uma das coisas mais fodidas que o Criador deixou nas mãozinhas destes rangers do domínio e da submissão que somos nós.

21 comentários:

Anónimo disse...

oh

tretas

era só uma maneira de falar

mas tens razão :)

ass: mais uma piscina

Dragão disse...

Estamos todos modernaços, hein, ó caro Desfazedor?...
Com isto deixou-me, entre curioso e paciente, à espera de conhecer a sua maneira menos rudimentar de ver as coisas.

Sempre a considerá-lo

e votos de um Bom Ano

CA Dragão

Anónimo disse...

Ai, Ai, Ai! que interessante e inquietante. Perdi o almoço com isto tudo. Acaso, Excelso Senhor, me puderá falar de uma vertente cristã não pagã? Ao deitar fora o paganismo do conceito Omnipresente de Deus, o que vai pôr em cima da mesa para alimentar almas desesperadas?!?!?! Mt interessante ANIWAY!!! :)

E já sabe, eu Maria, aguardo a sua resposta: quer casar comigo ou não? USE, ABUSE ;) E DISPONHA XFAZFAVOR! O PODER É SEU!

aj disse...

Nadador,

a treta está sempre muito próxima da razão! Juizo & pirolitos com fartura

aj disse...

Dragon! Isto é mesmo o mais fino que eu consigo! Um muito bom ano para si também!

devedor da consideração , um abraço

aj disse...

sôdona Maria,

Se bem que nunca tenha sido Celso (nem no meu nascimento anterior), aproveito para esclarecer que chumbei na disciplina de paganês pois na altura namorava com uma catequista de Alhos Vedros que me consumia todos os tempos e braços livres; Aliás foi ela que me explicou q por exemplo, aquela coisa cristã de dar a outra face, no paganismo só foi encontrada em duas tribos canibais do sri lanka que eram adoradores de bochecha de canhoto.

quanto ao casamento, agora não posso pq esgotei as saidas do lar para 6 meses, quando à atrasado fui ver a minha prima Lurdes que vende emplastros no Carregado. Disponha aussi.

Anónimo disse...

;)!!!!!!!!
Ass: Sodona Maria
E olhe atenção! Meu Excelso Senhor! não gargalho rodanovescamente ... gargalho porque o Senhor me fazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz rir ... Ai, Ai!!! Veja lá isso do casamento! Pense bem ;)!

Anónimo disse...

em nome da transparência

tretas são as do dragão

mas têm os dois razão

a bem da coerência

aas: o poeta da piscina seca

Evanise disse...

Falai de Deus com a clareza
da verdade e da certeza:
com um poder

de corpo e alma que não possa
ninguém, à passagem vossa,
não O entender.

Falai de Deus brandamente,
que o mundo se pôs dolente,
tão sem leis.

Falai de Deus com doçura,
que é difícil ser criatura:
bem o sabeis.

Falai de Deus de tal modo
que por Ele o mundo todo
tenha amor

à vida e à morte, e, de vê-Lo,
O escolha como modelo superior.

Com voz, pensamentos e atos
representai tão exatos
os reinos seus

que todos vão livremente
para esse encontro excelente.
Falai de Deus

Cecília Meireles (1901-1964)
- Profª e Poetisa brasileira


Quis citá-la por encontar esta clareza em si

beijos BEM brasileiros ;)
E

blanche disse...

Relacionar biologia com espiritualidade é potenciar uma tensão. Associar biologia a poder e espiritualidade a liberdade pode constituir uma válvula de escape para essa tensão. No entanto, se considerarmos que «a dignidade humana decorre do uso daquilo que nos torna humanos», a ética no sentido em que Deleuze a define, é bem provável que consigamos um bom acordo para os «bichos» que somos.

aj disse...

Evanise,

dizer que «encontra clareza em mim» é praticamente proporcionar-se um 3º nascimento; o meu muito e muito, mas mesmo muito obrigado, e beijos completamente portugas e tudo! :)

aj disse...

Blanche, eu diria mesmo que dá Deuleuzes a quem não tem dentes, mas confirmo que a tensão está lá.
Até Jesus disse: Pai, Pai porque me abandonaste!?

Mas nós somos claramente bichos talhados para nos equilibrarmos, mas gostamos de arriscar. E o risco também nos dá dignidade.

Anónimo disse...

Do cabaret pª o convento, heim? O que pr'aqui vai não anda pela rua ;)

(xii, teologia, biologia, filosofia, poesia, tanta «ia» fina que até me deixa a pobre cabecinha em água! sou mais astrologia: hoje deve haver um alinhamento astral qualquer com Mercúrio bem colocado, benzó-a-santa!)

C. (moi même)

ps: como quer os beijos? mineiros ou lisboetas? ;)

blanche disse...

Sugestão: I Simpósio Fé e Cultura, 19 de Março de 2011, Tema: «As intermitências do diálogo entre Ciência e Cristianismo» no ISCRA (http://www.iscra.pt/)

aj disse...

Olha a mme C. , e a invocar os astros!...Penso q a astrologia já é desespero mesmo, não há nada mais neura que um grande calhau o tempo todo a rolar à volta duma porrinha estrelada a escaldar.

(o beijo mineiro deve saber a ferrugem)

aj disse...

Blanche, muito obrigado pela sugestão.

Anónimo disse...

aqui está

uma boa

notícia

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/monge-garante-que-deus-esta-no-orgasmo

sabe-se lá

zazie disse...

Então e o Deus Pai Todo Poderoso foi à vida por acordo ortográfico?

Beijocas,

Não tenho ideia nenhuma sobre o assunto. Detesto poder terreno e no outro espero que não seja escrava, lá por isso.

aj disse...

anónimo, o monge devia estar a referir-se ao momento em q o orgão toca o Regina Coeli.

aj disse...

Zazie,

não se trata de nenhum revisionismo à Omnipotencia de Deus. Trata-se de 'desfazer' a ideia de que o exercício do poder na terra tenha alguma coisa q ver com essa caracteristica do Criador.

o poder na terra é uma mera amanuencia social q decorre da nossa...condição e condições :)

(mas eu irei responder 'melhor' ao dragão, claro,... Se Deus quiser :)

beijos

zazie disse...

Acho que concordo totalmente contigo.

Pensei nisso quando andei às voltas com o Leviatã de Hobbes e o Conto de um Tonel do Swift.

O excesso de Bem Comum defendido por um ditador é sempre onde se vai ter quando se faz do Poder terreno algo transcendente.

Beijocas

Ainda bem que v.s não hibernaram.