A Rota do Umbigo


Em todo o caso mesmo que a ‘ave da poesia não me pipile dentro nem se debata contra as grades’ da realidade sou forçado a reconhecer que apenas o discurso poético nos permite uma verdadeira e inteligente alienação. A alienação como processo essencial da mente sã deve ser exercitada com uma periodicidade bem definida e, felizmente, hoje temos muitas outras ferramentas que o propiciam de forma grátis, benigna e de fácil acesso.

A maior conquista do liberalismo (quem não é liberal deve ir ao médico ou entregar-se às autoridades) como prática revela-se quando retiramos prazer de algo que nos envergonha, quando aprendemos com alguém que é ignorante, quando nos interessamos por algo que não tem interesse nenhum. Sermos nós a gerir a nossa própria inutilidade é uma conquista à qual nunca daremos o devido valor. 

Esta ligação íntima entre a alienação como terapia e as chamadas redes sociais é algo que tem de ser bem sublinhado, até emboldado e mesmo MAISCULANIZADO. O fenómeno do discurso (escrito ou lido) que se torna absurdo pelo mero facto de estar colado a uma realidade virtualmente construída é uma das grandes conquistas dos tempos modernos (uma expressão que se poderá sempre usar sem perder a sua força). Uns carolas escrevendo kkk & lol tornam platão e a sua caverna dois elementos supérfluos - mesmo que muitos com isto fiquem superfulos. 

Tudo isto para dizer que estou super animado e optimista com o estado do mundo que gira em volta de algo que nos habituámos a chamar de redchossiash ou sochalmidia. Finalmente conseguimos criar um submundo em regra inofensivo, caricato, hilariante, básico e que, por regra, nos faz sentir as pessoas mais inteligentes, esclarecidas e singulares do universo. 

Podemos mesmo dizer que apenas, e finalmente, agora nos conseguimos livrar em definitivo de kant e que, assim, se deu a real translação do, sobrevalorizado, umbigo para aquele local que, com elevação literária, hoje denominamos por olho do cu. 

Qualquer percursor da arte abstracta ou dos primórdios do surrealismo ficaria orgulhoso do percurso anatomicamente radical dos seus descendentes do socialteclado.

Sem comentários: