Almoços Grátis. série 3 [18]

O meu diarista português preferido escreveu que «na melhor das hipóteses, a vida é uma soma de ausências. Na pior, uma soma de omissões». Hoje terminei esta minha última temporada no restaurante da L. Fiquei com imensas coisas para lhe dizer, digo fiquei porque ainda estão aqui comigo, naquela zona da garganta que tem uma ligação directa com o saco lacrimal. Comi uma caldeirada que corria por fora do menu, aparentemente resultara de uma ida pontual e especialmente frutuosa à lota de Peniche. Por mais que me esforce não consigo destrinçar o raio dos peixes e também não estava com disposição para conversas taxidérmicas com nenhum empregado e muito menos com a L. Não sei ainda o que ela pensou destas minhas idas ao restaurante, ela às vezes diz-me qualquer coisa, ou manda-me uns recados, mas desta vez ainda não se descoseu (ausência, omissão?). Hoje apareceu na sala umas quantas vezes, acenou-me como quem foge para uma barricada, mas nunca chegou a insinuar que queria falar comigo (ausência, omissão?]. Já devo estar a forrar-lhe o baú das recordações, fazendo companhia a algum bicho da madeira que por lá tenha ficado a petiscar nas cartas de amor de alguém mais bem sucedido que eu. Comi uma sobremesa clássica de restaurante de combate, um bolo de bolacha, fresquíssimo mas previsível, e fiquei sem saber se ela terá remorsos das suas ausências ou se, pelo contrário, terá vaidade das suas omissões. Comigo. Em todo o caso o meu prémio de consolação só poderá ser um cantinho frio e seco na despensa da saudade. 

[fim da 3ª série. Citação do 'Diário da India' de Marcello Duarte Mathias]

4 comentários:

Anónimo disse...

É também Marcello Duarte Mathias quem diz, no "Brevíssimo Inven­tário", que "O verdadeiro amor é uma grande cobardia. Uma grande cobardia partilhada."

A alternativa ao bolo de bolacha era a arriscada e provocadora sobremesa do dia: cheesecake cremoso de limão e cereja.

Sua,

L.

aj disse...

e logo a seguir diz que "as mulheres receiam mais as palavras do que os actos", o que poderá ser, eventualmente, verdadeiro, mas depois diz que "(...) as mulheres gostam dos homens que gostam delas», o que, obviamente, é falso.





Anónimo disse...

O valor lógico "falso" por si atribuído à afirmação "as mulheres gostam dos homens que gostam delas" pode, por sua vez, ser classificado como falso se existir pelo menos um caso que o contradiga.

Circularidade por circularidade, hoje recomendavam-se, como amuse-bouche, os mini vol-au-vent de cebola caramelizada com queijo de cabra, figo negro e creme balsâmico au Cassis.

Sua,

L.

aj disse...

Nada como estar rodeada de Senhores Recomendadores.