Reverso à terça



Sócrates - (...) o prazer não é a felicidade, nem a dor a infelicidade, de modo que o agradável resulta distinto do bem.

Platão, in Górgias (trad. ed 70)

6 comentários:

Anónimo disse...

Com o devido respeito, escapa-me por completo o seu 'Reverso à Terça'. Sou uma aprendiz de cristã com mt falta de jeitinho, reconheça-se, mas o meu Católico preferido disse-me uma coisa que por um lado alivia o sistema nervoso central, por outro me anestezia (não sem me desencorajar de todo) que aterrámos aqui não para sermos FELIZES. Lástima que o Prazer não seja a Felicidade :( mas que raios estamos então a fazer aqui então ? - pergunto

aj disse...

essas coisas 'das finalidades & dos porquês' exigem uma postura clássica: podemos compreender mas não podemos saber. No entanto, essa coisa da felicidade é um mero truque de retórica de bolso.it' my feeling.

Anónimo disse...

Muito Obrigada pela resposta. Fiquei, no entanto, na mesma. O que, convenhamos, para quem não tem mais nada que fazer na vida ... pouca importância terá. Estou a falar com um céptico? Um Agnóstico? Compreendi (julgo eu) a questão da 'felicidade é um mero truque de retórica de bolso'.
De resto ... RASPAS!

aj disse...

de nada. e ficar na mesma até pode ser bastante bom, convenhamos. O cepticismo é um ocnstituinte básico da nossa condição. E, já agora, antes céptico que asséptico. No entanto até sou bastante crédulo; ao contrário do que mandam as modas acredito em imensas coisas, desde a ressurreição da carne á santíssima trindade passando pela transubstanciação e a misericordia infinita de Deus. E Raspas tb gosto, de bacalhau.

m. disse...

Bom, como uma agnóstica 'à la carte' não se mete em discussões deste jaez, passo só a deixar um abraço de parabéns, com um dia de atraso, ao blog que é, ainda hoje como desde há 8 anos, o "meu sorriso de todos os dias".

aj disse...

Muchas gracias!