verso à terça

Nada mais do que estar
em natural potência
como num esquecido ninho
de um incessante regresso

António Ramos Rosa, in O Não e o Sim

...

Segundo informou ( e mandou completar!) aqui nas catacumbas a comentadora 'Blanche', o titulo do livro do Ramos Rosa é tributário do seguinte poema de Paul Celan

Parle toi aussi
parle le dernier à parler
Dis ton dire


Parle


Cependant ne sépare pas du Oui le Non
Donne à ta parole aussi le sens
Lui donnant l'ombre.


(eu neste momento não discuto ordens, sabe-se lá donde vêm...)

6 comentários:

Anónimo disse...

e mais um regresso

"Nem a dignidade humana decorre do reconhecimento de Deus como fonte de todo o poder, a dignidade humana decorre do uso daquilo que nos torna humanos: 'uma moral' e 'uma caridade'."

Bem, depois disto acho que Deus não vai ser a bóia que me (nos) salvará do afogamento.

aj disse...

Deus agora anda de traineira

blanche disse...

Complete-se este «verso à terça» com o poema de Paul Celan (Ready-made X) que deu a Ramos Rosa o título desse livro:

Parle toi aussi
parle le dernier à parler
Dis ton dire

Parle
Cependant ne sépare pas du Oui le Non
Donne à ta parole aussi le sens
Lui donnant l'ombre.

aj disse...

Ó Blanche, uma sugestão sua é uma ordem. (Celestial, Divina, Terrena, Galáctica, é escolher)

gracias. Eu na poesia ( e em tudo , de resto) ando apenas às apalpadelas

blanche disse...

Quanta gentileza
«Tu, que sobre tudo te projetas,
Através de espaços e através dos ventos,
Mostra-me aonde vais, pois é minha meta
Reencontrar-te em todos os momentos.»
ao admitir uma sugestão humilde como a minha neste seu privado club intelectual!

Ainda assim tranquilize-se. Não tenho por meta tornar-me a sua Lou Andreas-Salomé, falta-me a necessária vocação para sedutora, seduzida embora pela sua inquestionável inteligência.

aj disse...

Ó madame blanche, dar-me poesia ainda vá q não vá...agora dar-me música...