Os Diários Secretos de Facundo Macário Induvial [6]

Em 2020 foi decidido que a 5ª república se caracterizaria por grandes ciclos de 9 anos divididos em sub-ciclos de 3 anos cada: três anos de reformas, três anos de referendos, três anos de pousio. (A 4ª republica fora um breve período de 6 meses em que a governação estivera entregue ao departamento de jogos da Sta Casa da Misericórdia que, entretanto, faliu)



23 de Março de 2029

Desde que foram abolidas as estações do ano que me assalta uma grande tristeza nestes dias em que antigamente começava a Primavera. Penso, no entanto, que foi uma medida acertada, pois, por exemplo, deixou de haver desperdício com a renovação das colecções de moda, (na grande Reforma do Clima de 2023 foi deliberado que era sempre Outono) podendo os recursos têxteis dirigir-se agora para aplicações mais úteis como a cobertura de estátuas para protecção dos pombos - não me esqueço da desvalorização que sofreu a do Marquês quando a vendemos ( toda borradinha, benza-a Deus) há alguns anos para o jardim zoológico de Singapura.
Vendo bem tanta estação também não nos fazia falta, mas ao menos podíamos ter ficado com uma semanita a fazer de Verão, nem que fosse por causa das mini-saias. À conta da austeridade as mulheres têm investido mais nas mamas e menos nas pernas, pois uma glândula ficou com prioridade em relação a um músculo desde a grande Reforma Anatómica de 2021.
Agora que estamos a terminar o primeiro grande ciclo de 9 anos, tenho de reconhecer que a melhor fase de todas foi a dos referendos. Todas as 1ªs sextas feiras do mês tínhamos um e as pessoas envolviam-se, sentiam a governação como se fosse uma coisa delas. São desse período a obrigação das torradas serem servidas aparadas e o bolo rei ser sempre mal cozido. Foi-se à raiz dos problemas.
Hoje jantou cá em casa o ministro da educação; veio com uma cunhada que é viúva dum guarda-republicano, trouxe empadas de frango e uma tarte de maçã; a L. fez a sua famosa sopa de agriões que é de alface e pôs música da Hope Sandoval. Podia ter sido uma noite muito bonita, não fora termos recebido um telefonema da policia a comunicar-nos, alarmada, que, em infracção gravíssima à Reforma Educativa de 2022, tinham sido descobertos a monte dois portugueses que ainda não tinham mestrado.

2 comentários:

zazie disse...

ehehhe

Continuas fino.

aj disse...

outros tempos :)