Os Diários Secretos de Facundo Macário Induvial [4]

Por referendo, realizado em 2023, o dia de Portugal passara a ser o dia dos Santos Inocentes celebrado a 28 de Dezembro. Fora uma votação renhida e a vitória obtida apenas pela diferença de 50 votos sobre a proposta apoiada pelos partidos da FMA (frente da miséria assistida) que defendia o dia dos namorados.


28 de Dezembro de 2028


Neste dia de Portugal, como de costume, fui almoçar com o Herpes da Costa e o Velasco Porfírio Vicente umas fanecas fritas num restaurante em Algés. Encontrámo-nos na Fnhac do Cais do Sodré e apanhámos o comboio da uma. Em Alcântara entrou também o Ministro dos Contentores e acabámos por convidá-lo a vir connosco; é um tipo que nunca desilude com as suas histórias, pois desde que na grande erosão de 2021 desapareceu todo o areal entre a trafaria e sesimbra, aproveitámos para aí construir a 'Containerland' , um parque temático dedicado à poupança, pechisbeque, pelintrice & pechincha.
Derivámos um pouco em excesso e perdemo-nos no moscatel e nas horas. Fomos assim forçados a ir directos para a festa do grupo Genuflex. Desde 2025 que são o maior grupo industrial português. Tudo começou aquando da conversão do Japão ao cristianismo e a Genuflex (na altura dos irmãos Caixinhas) se iniciou na exportação maciça de confessionários para aquela zona. Quando eu fui director-geral das florestas e matagais mandara abater todos os eucaliptos (a ultima dose de pasta de papel foi produzida para a colecção de cartões de boas festas da Unicef em 2018) e fiz plantar pau santo por todo o país; tal veio a revelar-se uma boa ideia que os irmãos Caixinhas souberam aproveitar da melhor maneira, projectando as capacidades penitenciais de Portugal no mundo. Sempre me foram gratos, e a gratidão é a ultima coisa a desperdiçar - sem desprimor para os pasteis de bacalhau. A L. não quis ir; desde que pertence à seita dos picuinhas que lhe fazem impressão todas as actividades em que não se tenha de passar pelo menos de hora a hora com a mão pela consciência.
Está a chover muito e lembro-me agora do que dizia o meu pai: nestes dias de muita água nunca se sabe quando deixa de limpar e começa a enlamear.

2 comentários:

maria disse...

homem sábio, o senhor seu pai!

bjs

aj disse...

sábio, sim, mas pai do Facundo Macário!

bjs