um blogue em testes de stress

«O artista independente responde perante os “acontecimentos” (Badiou) artísticos, perante a razão estética, perante os problemas intrínsecos da forma artística, perante a evolução do conceito de forma, de Aloïs Riegl e o seu Kunstwollen (vontade de formar) ou o seu Kunstschaffende Gedanke (o pensamento criativo), de Riegl à ostraniene (arrastamento perceptivo) de Shklovsky e a sua “ciência literária” tão cara às vanguardas, ou à flatness (planitude, na pintura) de Greenberg».


Depois deste texto dum tal de vidal, dum tal de 5 dias e tal, julgo que este vosso blogue, todo ele uma peça artística independente, está bom de ver, também deveria ser sujeito a um teste de stress cultural. Será que ele resistirá a uma desvalorização repentina do Kunstwollen? Como é que eu-e-o-meu-blog nos comportaríamos face a uma súbita queda do índice de Kunstschaffende Gedanke? Passaríamos a fazer citações do Tagore? E se houver uma inadimplência perante a 'razão estética', não haverá um Badiou que me dê uma mão, um bailout, ou mesmo um badioulout? Por amor de Deus, pensem bem, e ajudem-me: o que farei se por acaso me atacar uma flutuação de 'arrastamento perceptivo', e for alvo do famoso teste de Shklovsky, estarei preparado!?, ou terei de fazer uma cura de desenhos de fivelas de cintos, ou argolas para cortinados? E se se der um movimento recessivo nas minhas, tão caras, vanguardas e passarem a retaguardas? Credo, e nem quero pensar que me possa dar um ataque não previsto de flatness... ficarei incapaz de reagir, nem uns pastelinhos de Alois Riegl com molho à ostraniene me serão capazes de espevitar, arrastar-me-ei irremediavelmente na mão de qualquer mecanismo de Greenberg. É que nem quero pensar.

2 comentários:

Anónimo disse...

O «artista independente» não é aquele que vive dos subsídios do Estado, mora em casas da Câmara e faz umas gracinhas ininteligíveis para os amigos, afirmando sempre que se divertiu muito ao fazê-las? Ah, mas então quem lhe paga o «Kunstschaffende Gedanke» sou eu? Scheiße mais o Kunstwollen!!!

aj disse...

eu cá trocava um Kunstschaffende Gedanke na mão por dois Kunstwollen a voar e, qto muito, pelo sim pelo não, exigia uma avença de 'arrastamento perceptivo'