agora que o ponto G fugiu para parte incerta

É razoável aceitar - piedosamente compreender, até - que num país em que a tradição católica esteve mais enraizada e abrangendo todas as classes e feitios sociais, as reacções a valores que são mais vulgarmente associados à, soit disant, base de princípios da Igreja (instituição de índole opressora e peri-esclavagista, já se sabe), sejam mais violentas e inclusivamente grosseiras. É por isso que à pala de mudanças encalhadas nos ditos processos de modernização e actualização de mentalidades (a necessidade de vivermos actualizados é um complexo como outro qualquer) se vem assistindo nalgumas franjas (fica sempre bem dizer franjas) da sociedade portuguesa a um nível de alarvidade intelectual (para já não dizer higiética) que no wonderful world of the portuguese blogs se pode sintetizar no espectáculo de degradação ideológica apresentado por uma coisa chamada jugular. Assim, qualquer alminha bem ou mal intencionada que quiser em poucos minutos encontrar, sem muita despesa, uma montra que resuma a colecção dos maiores gargarejos do pensamento moderno, uma espécie de fio dental do pensamento, é fácil e barato: vai lá passar os olhos por aquela coisa em formato de blog. E ainda tem um bónus: se bem que ligeiramente atreitos à pirronice (uma das suas poucas virtudes metodológicas, registe-se) estão sempre em cima (e ao lado e atrás, sem restrições de orientação posicional, claro) do acontecimento, reagem à primeira e esvaziam toda a sapiência em surtos de calinada, numa verdadeira pirotecnia de ejugulação precoce. A receita é sempre a mesma: atirar a tudo o que pareça ter uma cruzinha a mexer, uma espécie de tirocínio de caça às bruxas, mas com as bruxas a caçar. Já vi galinheiros mais apresentáveis, mas aconselho a visita regular, desde que me prometam que depois não deixam fotografar as vossas carinhas, como à outra moça. O êxtase espreita-nos onde menos se espera.

6 comentários:

Evanise disse...

CAA - Compulsiva por Actualizações Anônima, "presente!!" - mais 24h.
Desculpas apresentadas, devo dizer que vou precisar de uma lista em ordem alfabética de tais blogs, estou desatualizada da moral portuguesa, senão desde a Santa Inquisição, desde que veio ter nestas praias...Inclusive, estou a tirar conclusões, precipitadas, do motivo de fotografar tais carinhas.

;)
E

aj disse...

aqui na terrinha ao menos há blog para todos os gostos; no fundo todos temos um bocadinho de savonarolas dentro de nós.

('desactualizada com a moral portuguesa'... acho q se ficou com a ideia de bons ateadores de fogueiras voltou a estar mais q actualizada! :)

Anónimo disse...

É impressão minha desmielanizada ou está a metralhar em direcção a Alvos Concretos? Se não (e a culpa será da bainha desmielanizada) não replique, pf. Se sim, seria indiscreto perguntar-lhe a que Alvos se dirige? Ass. Xador X

Evanise disse...

Há um poeminha de Oswald Andrade, diz assim:

Erro de português

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.


Cito-o para lhe contar que não somos imunes à moral portuguesa, seus usos e costumes.
Aceite minha solidariedade de além mar!

;)
E.

aj disse...

Xador, está tudo linkadinho!

aj disse...

Evanise,

Isso sim, é um poema que é um brinquinho, vê!

Muchas Gracias! :)