A Asneirologia da Moral

Dom Gaspar Formosinho, como tinha muitos gases, foi escolhido pela tribo para definir a moral para os próximos 5 anos. Na tribo os períodos de moral são de 5 anos. Depois desse período muda para outra. Novas premissas, novas urticárias. Uma das regras que historicamente fez mais furor foi aquela em que se podia apalpar miúdas desde que fosse com as costas das mãos. Fez tanto sucesso que chegou a temer-se uma mutação genética nesta face das extremidades, que começavam a aparecer cada vez mais com a pele fininha.
Bem, mas Gaspar, talvez influenciado pelo seu constante estado de espasmo interior, definiu como principio moral director o Princípio da Contenção. A tribo iria reger-se por uma consciência firme mas contida. Contenção no sal, a tribo estava a afeiçoar-se à tosta mista em detrimento da broa, educação cosmopolita em contentores e não em palhotas, pois a tabuada parecia colada com cuspo, contenção nos salários dos feiticeiros da tribo, que deixavam de poder lançar cartas à comissão, contenção nas danças do fogo, que apenas poderiam ser realizadas em recintos devidamente ventilados, mas, a título de compensação, abertura das pinturas de guerra a ambos os sexos, ou seja, a mulher doravante poderia também pintar-se quando fosse coser as bainhas. As uniões entre amassadores de cereal do mesmo sexo passariam também a ser aceites sem qualquer limitação desde que lavassem as mãos no fim. Continuaria a ser, acima de tudo, uma tribo asseada, contendo o micróbio e o fungo. As amas de leite passariam também a ver comparticipadas as despesas em creme para as estrias e os cobridores oficiais passariam a ter acesso a um fundo de pó de talco para as virilhas. A sodomia poderia ser permitida entre cavalos desde que não rebentassem as cercas, e os ovos só poderiam ser estrelados após duas semanas de choca infrutífera.
Gaspar Formosinho acabou exausto a sua prescrição moral e encomendou a um poeta a inscrição em acta. Este exigiu o pagamento em bolachas filipinas de chocolate branco ao que Gaspar reagiu negativamente, tendo optado por uma solução em prosa. Devidamente publicada e formalmente autenticada com a hemoglobina da primeira menstruação de duas virgens de cabelo encaracolado, esperam-se agora 5 anos de coloridos clisteres.

Sem comentários: