Ler com as 'vogais articuladas na parte de trás da boca para que o som destas seja trazido para diante'. Cuidado para não trrincar a língua.


Ângela (mas a Merkel, não a do cinematógrafo) queria fazer uma märquise nova na sua vivenda com vista para o lago Chiemsee e lembrou-se logo do seu amigo engenheiro José S. para lhe fazer o projecto. Vai daí telefona-lhe (ainda tinha a número desde a cena do referendo) e lá se entendem em alemão técnico:

Ângela – José, que bom ouvirrr-te, querrrrido. Ainda fazes aquelas märrrquises forrradas a azulejos com desenhos da casa de banho da mesquita de Marrraquexe?

José – Parrrra si tudo, Ângela, querrr perrfil em alumínio, ou em madeirrrrra?

Ângela – Eu de perrrfil também já não beneficio muito, olhe tanto faz, se lhe derrrrr mais jeito pode fazerrr mesmo de frrrente.

José – E diga-me querrrida, a sua frrrente está virrrada a sul, ou a poente?

Ângela – Olhe, José, deve estarrrr virrrrada a poente, porrrque à minha märrrrquise já ninguém lhe toca vai parrra uns anos bons

José – Não se menosprrreze, querrrida, ainda vai darrr perrrfeitamente parrra uma mesinha de bilharrr ou uns matrrraquilhos! Eu tenho um desenhadorrrr em vila pouca de aguiarrr que faz umas märrrquises que são um mimo, parrecem autênticas barrrronesas!

Ângela – Eu sabia! Quando o vi na prrrimeira vez vi logo que estava aí um homem com uma visão que trrransformarrria qualquerr märrrquise num palácio de crrristal!

Jose –Ai que me faz corrrarrr! Perrrguntam-me os meus assessorrres se querrr porrtinhas de corrrerr ou de abrrrir em parrr?

Ângela – Eu de abrrir em parrrr já me aflige muito na zona lombarrrr, mas de corrrer… não sei… tenho uma prrima na alta saxónia que ficou entalada nas calhas dum frresadorrr da bavierrra…

José – Ângela, não se meta com esses trrrapalhões, a melhor märrquise é a famosa märrrquise de Rapoula, na Guarrda, e um prrrojecto pelo qual eu me rresponsibilize, já sabe, fica à minha rresponsabilidade, nem as andorrrinhas lá vão cagarrr nem nada!

Ângela – José, estou ansiosa, mas não rape tudo! Até estou com pele de galinha, ter uma märrrquise prrrojectada porrr um dos grrandes da eurrropa! Serrrá que depois darrrá para estenderrrr uma rroupinha, ou plantar uns coentrros?...

José – Märrrquise que eu prrrojecte é incompatível com o efeito estufa! Querrrida, querrrias-me apanharrrr desprrrevenido! Malandrrrra!

Ângela – Hummm, uma märrrquise com aspirrrração! José, tu és o meu Bierderrmeierrzinho! Que arrrrepios na espinha! Quando a Eurrropa forr a märrrquise da China tu serrás a nossa salvação!

Sem comentários: