Quaresmas antecipadas

Sebo nas canelas a caminho de Jerusalém com um carregamento de sudários
[1][2][3][4][5][6] (chega meia dúzia)

“Murphy pertencia à classe dos eleitos que exigem que cada coisa lhes recorde outra coisa” in Murphy de S. Beckett



[1] É só para alertar que este ano a Páscoa é mais cedo. É melhor escolher já quem vai ser o crucificado de turno para depois não ficarmos de calças na mão; senão até o Barrabás começa a ficar nervoso.

[2] Mas não se deve abusar das imagens bíblicas, porque como nem tudo nos foi revelado ainda podemos dar algum pontapé na gramática. Contudo, ainda acho que dê para arriscar que só há vendilhões se houver templo.

[3] Termos ficado assim seres tão sensíveis acabou por ser uma surpresa para o criador. Ele ainda teve uma ténue esperança de nos ver a safar um bocadinho mais às três pancadas; tentou desesperadamente que nos contentássemos com a escrita cuneiforme, mas finalmente teve de resignar-se a que fizéssemos versos e babássemos sentimentos. O Seu Filho dilecto veio experimentar a coisa, mas quando uns gajos lhe começaram aos beijos ele decidiu fazer-se substituir pelo Espírito Santo. É que Esse trabalha à base de línguas de fogo.
[4] É evidente que quem não entra na cidade santa em cima dum burro que nunca tenha sido montado não pode prometer, sem que o povo se ria, dar a César o que seja de César, mas também não era preciso terem levado tanto a peito que os publicanos e as prostitutas é que serão os primeiros a entrar no reino dos céus, tanto mais que depois, no juízo final, serão ovelhas para um lado e cabritos para outro, e nessa altura as listas de espera para disfarçes de queijo da serra, casacos de caxemira ou rinzada darão a volta à av. D. Carlos, sobem a Esperança e ainda descem a Calçada da Estrela.
[5] Hoje já nem vale o esforço de fazer perguntas capciosas porque os messias de turno metem os pés pelas mãos nas parábolas. Os momentos são de hipérboles. Não há é ninguém para as pôr nos eixos, mas vendo bem as ordenadas também estão cheias de abcessos. Afinal todas as nossas cruzes lembram Descartes.
[6] Se aparecesse algum saduceu a perguntar de quem ficará esta nação no céu depois de ter casado com tantos iluminados sucessivamente, eu cá dizia-lhe que no dia do juízo final até sou espanhol se for preciso. Em calhando até digo que fui o conde Andeiro.

Sem comentários: