Fátinha Felgueiras, no Brasil, continua a seguir com deslumbramento os acontecimentos da terra donde Cabral saiu, também ainda inocente. Paulinho ( não o dos magalas ) foi inspirador.

Ela tinha mesmo que falar urgentemente com Paulinho Pedroso. Viu-se à rasca. O pessoal do PS agora troca de nº de telefone com mais frequência do que os ministros do governo dão galgas. Mas lá chegaram à fala e ....



Dada a extraordinária performance demonstrada por ambos a lidar com o fenómeno da prisão preventiva : um – “no antes” - a evitá-la, o outro – “no depois” – a empoleirar-se nela, não foi difícil estabelecerem uma estratégia comercial para oferecer os seus serviços à população em geral.

Tudo se basearia no originalíssimo sistema dos pacotes:




Pacote escapadela : Ideal para todos os presumidos culpados. Voucher completo com nome falso, documentos sem rasura, e fanfarra de desagravo na estância de acolhimento. Inclui a pulseirinha - não electrónica – correspondente à pensão completa. O passeio aos corais é opcional.



Pacote “sempre em festa” : Ideal para saídas apoteóticas. Inclui beijinhos demorados de namorada fiel e um beberete no local de trabalho. A maquilhagem é feita com produtos naturais e não testados em animais nem em reclusos. O ligeiro lacrimejar é garantido por assistentes camuflados de deputados do circulo eleitoral. A presença do chefe dos bombeiros é opcional.



Pacote comunicação social : Recomendado para qualquer tipo de situação. Fátinha propõe um pacote com conferência de imprensa seguida de entrevista exclusiva com a Judite (mas a de Sousa ). Paulinho propõe uma versão com vários directos, entrevistas de rua e ar informal. Na primeira opção o bónus é o arraial de porrada num deputado, na segunda opção é garantido o incenso grátis duma comissão de ética. Em qualquer dos casos não está incluída nenhuma referência orgásmica do Eduardinho Prado Coelho.



Pacote “advogado com sotaque” – É entendido como um pacote quase obrigatório. Ter um advogado que não se exprima com uma “música” especial é quase vexatório para o prestígio de um para-recluso. O perdigoto é opcional. As séries de televisão americanas já garantiram a importação exclusiva deste pacote. A próxima estrela será Bruce Willis, que fará as suas boquinhas da praxe enquanto envia o Quim d’Almeida para Alcatraz com o aplauso generalizado das associações de espectadores. Este pacote traz como bónus o facto do advogado parecer mais culpado que o réu, o que deixa o Juiz com uma carrada de nervos.



Pacote “ sempre ao dispor “ – Já se tornou um best-seller. Vem acompanhado de interpretações do código penal retiradas da SIC notícias. É absolutamente essencial a presença de figurantes acenando firmemente com a cabeça, enquanto o para-recluso se mostra sempre disponível para ser confrontado por terríveis testemunhas pouco abonatórias. O Kit de “frases enigmáticas” é opcional.



Pacote “ ajuda para as provas globais “ – Ter em carteira um conjunto de colegas de cela que passaram nas provas globais, e que entraram na universidade sem nenhum requerimento especial, recorrendo apenas às explicações do recluso cliente é a principal característica deste pacote. É um pacote de pura filantropia e geralmente vende bem nos saldos do Natal. Opcional é a versão em que os reclusos rezam os terço juntos. Fátinha oferece o bónus de dar catequese na favelas.



Pacote fiscal – Pacote da mais fina engenharia financeira, que se destina a clientes reclusos que logram assim continuar a receber o seu vencimento incluindo o subsídio de alimentação. Dado a afastamento temporário do lugar de residência são também garantidas as ajudas de custo de lei ( ao nível dos servidores do estado ). Opcional é a obtenção de facturas relativas às refeições consumidas na prisão, que assim poderão ser descontadas como despesas de representação.



Pacote “presunção de inocência” – Especialmente pensado para clientes arguidos que tenham sido detidos em flagrante delito. Inclui uma versão do código penal escrita para crianças por Maddona, com ilustrações de Julio Pomar. Como opcional tem um cd com versos de Margarida Rebelo Pinto recitados por Pinto da Costa.



Pacote “simulação global” – Este é o pacote mais sofisticado. Dirige-se a clientes que não têm pendente qualquer processo de natureza penal com a justiça ( não inclui multas de trânsito ), mas que também querem usufruir das prerrogativas que esse facto conferiria. Inclui a opção “condenação e fuga simulada” e a opção “condenação e libertação simulada”. Está totalmente proibida a sua venda a elementos das praxes universitárias. Foi garantida a presunção de inocência depois de um acordo celebrado entre a SIC e a TVI, que passam a deter concomitantemente os direitos televisivos. As declarações da procuradoria geral da república são opcionais ( geralmente os clientes dispensam-nas depois de saberem a posição favorável das televisões e dos comentadores de turno)

Sem comentários: