O Depoimento [IV]


Inspector Álvaro Simões - O que me tem a contar sobre o Ernesto Mourão?

Viviane Lopes - Um homem estranho, não sei o que a Custódia viu nele...

A.S. - Mas pelos vistos não é só a Custódia...

V.L. - Sim...ah a Simone, claro...mas a Simone consegue descobrir encantos em qualquer homem.

A.S. - Mas isso pode considerar-se um talento.

V.L. - Sim...talentos não lhe faltam...

A.S. - Noto uma pontinha de ciúme.

V.L. - Olha, olha, um policia psicólogo! Isto é um luxo! Também fornecem divã aqui na esquadra ou isso é só para as testemunhas especiais?

A.S. - Todas as testemunhas são especiais porque nenhuma faceta da realidade é mais importante que as outras.

V.L. - O cubismo investigatório, o Inspector é um teórico...ainda não o convidaram para a televisão?

A.S. - É muito simpática, mas agora interessar-me-ia mais a sua opinião sobre o Ernesto Mourão. Consegue dizer-me que tipo de pessoa é e qual era a relação que ele tinha com a Custódia?

V.L. -  O Ernesto não tem relações em sentido estrito, ele faz contratos. Algo a dar por contrapartida de algo a receber, percebe?

A.S. - Se me concretizar ainda iria perceber melhor.

V.L. - O Ernesto acha-se o supra-sumo da paróquia...e acha que já não se faz mais daquilo. Pensa-se como um eleito, e há uns tempos para cá meteu na cabeça que tem de deixar descendentes, ora vai daí encetou um processo de escolha e no seu caminho apareceram a Custódia e a Simone...

A.S. - e a Viviane, não?

V.L. - Não , não... eu tenho ovários de bruxa! (ahahah)

A.S. - Continuando...

V.L. - Curiosamente, enquanto a Simone é destravada a Custódia ficou a magicar no assunto, ela acha, achava..., o Ernesto uma espécie de cérebro singular mas a quem falta... carne, hormona, viço, sei lá, tudo coisas que ela possuía juntamente com um charme e encanto inegável...não sei se está a ver, soma um mais um e...obtém a equação do darwinismo custodiano

A.S. - Conduz-me agora à Simone...

V.L. - Ah, a certa altura a Simone achou engraçada a competição, foi à luta, e ficaram duas galinhas parideiras e um galo cheio de crista mas com pouca chicha  (ahahah)

A.S. - Então...e acha que foi uma que desistiu, a outra que deu uma bicada mais forte, ou foi o galo que decidiu fazer cocorocógenia pelas próprias mãos?

V.L- Ó inspector, você é tão engraçado....mas o meu galinheiro é outro! (ahaha)


Transcrição do depoimento de Viviane Lopes, recolhido pelo inspector Álvaro Simões, um mês depois da morte de Custódia Passos, e publicado no Boletim Mensal do Investigador

Sem comentários: