Almoços Grátis. série 3 [16]

Hoje apeteceu-me começar pelos doces. Pedi um gelado para começar, para me encher logo à partida. Lançaram-me uns olhares estranhos mas não passou disso, sentia-se conformismo no ar. Era um dia calmo no restaurante, mais de meia casa mas de gente sossegada, sem exigências especiais e também sem grandes intimidades com os empregados, tirando numa das mesas em que estava um tal de S. que tinha sido sócio do pai de L. no arranque do restaurante e por quem ela tinha – sempre teve - um certo fascínio. Cheguei a falar com ele uma ou duas vezes, era um tipo cheio de interesse e via-se que olhava para a L., para desgosto dela, com um carinho paternal. Hoje vivia entre Angola e cá, seguindo um roteiro muito preenchido e não se percebia bem se a vida lhe corria de feição ou apenas geria a fortuna como quem gere a gaveta das peúgas. Depois do gelado pedi uma espécie de empada de lebre, um prato com ares alentejanos e que, obviamente, não encaixou bem depois dum gelado. É irritante quando queremos subverter uma ordem qualquer e a coisa não nos corre bem. A L. depois de cumprimentar S. chegou perto da minha mesa e perguntou se se podia sentar. Estava com um ar triste e cansada mas ainda foi buscar recursos para me dar um sorriso pelo qual eu ainda nada tinha feito por merecer. Desde que a conheço que é a única pessoa que eu sinto ter de merecer. Isto é uma fragilidade de merda, sem qualquer explicação e que me condiciona como se fosse uma dor lombar que me faz andar de lado a pedir licença às costas para endireitar o pescoço. Peguei-lhe na mão, algo que não fazia há anos e subiu-me pelo corpo (também desceu) a desagradável sensação de que a tinha perdido. Comemos um gaspacho juntos e eu saí ainda com os lábios vermelhos a ruminar à volta duma tal de sorte macaca.

Sem comentários: