Almoços Grátis. série 3 [14]

O tempo instável pregou-me uma partida e entrei no restaurante meio encharcado. Solícita, uma empregada bonitinha veio emprestar-me um turco para me secar « se desejar». Desejo, claro, eu nunca perco o desejo. No dia do juízo final terei mesmo de o fazer depor para me atenuar o balanço das penas. Fiquei indeciso entre as ovas e uns mexilhões panados que eram uma das novidades que ainda não tinha experimentado. Sentindo se calhar alguma solidariedade escolhi-os. «Boa escolha, estes são de mergulho» disse a rapariga dos molhos que por estes dias já não é capaz de passar sem largar uma da sua graça. A L. estava encostada ao balcão e quando me viu teve a tentação de se aproximar, mas rapidamente a reprimiu como que uma voz interior lhe tivesse soprado uma buzinadela. Não há pior desprezo do que aquele que resulta de um desejo reprimido, gostaria de lhe ter dito. Óptimos mexilhões. Também seria receita do cabrão do óscar? Movido por um impulso, daqueles ainda não explorados pela ciência nem pela indústria dos desodorizantes, acenei para a L. Ela, movida por um impulso certamente ainda menos estudado, veio ter comigo. Em vez do seu irritante clássico marcador de perímetros de segurança ‘Diga por favor’, sentou-se logo e esboçou-me um sorriso que me pareceu sincero. Já me mentiu várias vezes mas ainda gosto de pensar nela como uma pessoa sincera comigo. Eu, estupidamente, nunca lhe menti. Pergunto-lhe se quer comer um tiramisu a meias. Antes comíamos muitas coisas a meias. Ela acede e manda trazer um prato com dois garfos. Chega um garfo, digo eu, e acrescento com uma certa solenidade romântica: se não te posso beijar então deixa-me pelo menos tocar nos vestígios dos teus lábios. «Continuas parvo, isso é a teu favor». Rimo-nos os dois. Há quanto tempo não ríamos juntos? Se pudesse escolher uma tumba escolheria os lábios dela e neles a minha carne repousaria em descanso. Requiescant in labrorum. Não soa muito bíblico mas nem tudo o que os discípulos fizeram vem descrito nos Actos dos Apóstolos.

Sem comentários: