O Diário [III]


Hoje almocei com o Ernesto. É a mente mais brilhante que conheço. Dá quase raiva assistir aqueles momentos que se produzem na cabeça dele em que a intuição se abraça à dedução e saem ideias que flutuam que nem bolinhas de sabão, que nós, ao irmos para as agarrar, vemos desfazerem-se numa névoa fugaz e mágica. Inevitavelmente acabámos por falar da Simone e da Custódia. Há um incomodo profundo no seu interior, parece saber algo, ou pressentir algo, não sei, de repente fica bruto, radical, não foge ao tema mas torna-o tão desagradável que temos logo que o abandonar. Hoje disse-me que o Raimundo é um cabrão e que devia ter sido ele o envenenado, que a Custódia não sabia o que andava a fazer, que andava a brincar com o fogo, enfim, foi uma sucessão de observações básicas mas ou mesmo tempo sinuosas e atordoantes que me deixou incapaz de reagir. No final ainda perguntou se a Simone já me tinha falado sobre a morte da Custódia. Já nem me lembro o que respondi, e a última coisa que eu faria seria comentar o que quer que fosse sobre a Simone. Antes de se ir embora deixou-me esta bomba na mão: vou ter um filho da Simone. Só lhe respondi, - devia estar bêbedo - «bonito serviço». Riu-se, - com aquele sorriso típico dos vingativos profissionais e compulsivos - disse-me que iria ser entrevistado pela Mel & Fel, e foi-se.


Excerto do Diário de Salvador Alves Arinto, entrada de Maio de 2014, apresentado em pré-publicação em Maio de 2015 no Agregador Cultural Sigma.

2 comentários:

Anónimo disse...

caramba

já vais em 2015

estás em expansão acelerada como o universo?

aj disse...

já não se pode ter um espirito visionário!?...caramba.