Almoços Grátis. série 2 [4]

Sala vazia. Fui estupidamente cedo, um cliente - alsaciano fedorento e chato - que estava comigo tinha voo às 3 e é um picuinhas com os horários. Podia ser que o meu francês a deliciasse, foi isso que me animou repentinamente enquanto me dirigia para a mesa. Disseram-me uma vez que tenho uma pronúncia que faz rimbaud parecer baudelaire, mas há cognaques muito poderosos. Quando ela veio à mesa 70% do meu ser tremia e os outros 30% estavam dormentes à espera de vez. Ela fingiu que não percebeu e tocou-me ao de leve. Foi com aquela zona da anca utilizada pelos hipnotizadores, disse-me o cabrão do alsaciano. Hás-de perder o avião e ter de dormir numa pensão em Chelas. Só comi sopa e um leite creme. O leite creme acalma-me. Ela trouxe-o sem eu o pedir, reparo agora. Só ama quem antecipa, ou quem ama nunca antecipa?

É a crise. Há sempre uma boa desculpa, sabes bem. O patrão chora-se, eu fico com mais vagar para te olhar. O cheiro do teu alsaciano não seria do Munster que come? É um queijo mágico, dizia-me o meu patrão parisiense. Saboreava a palavra, rolava-a na língua, guturalizando-a, 'mmuunnsterrr' enquanto me percorria as coxas com as mãos, devagar, com a lentidão estudada de um hedonista. 'Un produit de terroir', dizia-me no seu francês contaminado de alemão, e eu hesitava entre pensar no sabor do queijo sobre a mesa ou no prazer das mãos dele na minha pele. Recitava-me Verlaine, em noites mais longas. "Au temps où vous m'aimiez (bien sûr?), / Vous m'envoyâtes, fraîche éclose, / Une chère petite rose, / Frais emblème, message pur." Sôtises, petites bêtises... "A vous ces vers de par la grâce consolante / De vos grands yeux où rit et pleure un rêve doux, / De par votre âme pure et toute bonne, à vous / Ces vers du fond de ma détresse violente." Des conneries encombrantes, quand même... Tal como o teu alsaciano, o meu. Sabedores de ancas e de magia, quem diria. Talvez durma na Damaia, em dias certos. Devias ter seguido a minha sugestão implícita, papos-de-anjo em vez do leite creme que te apresentei à mesa. Não por antecipação. Por amor. Provocação por vocação.  


L.

Sem comentários: