Os Diários Secretos de Facundo Macário Induvial [8]

FMI tinha-se tornado ministro das finanças ainda relativamente novo, mas desde o início que se soube demarcar duma imagem de excesso de voluntarismo. Sempre pareceu ponderado, inclusive com a marca de distanciamento que lhe providenciava a prudência, mas sem mostrar medo de pôr a mão na massa. Dizia-se, a brincar, que gostava da massa al prudente.


16 de Outubro de 2029


Hoje faço 40 anos. Nada me dizem os números redondos, mas tenho de reconhecer que deles emana uma energia diferente. Foi até baseado nessa energia-especial-do-número-redondo que no início do mês assinei um despacho definindo que só passará a ser possível atestar depósitos - e bonificadamente jantar fora - na celebração das bodas de prata ou de ouro, fora dessas datas será cobrada a 'taxa de luxúria' - carinhosamente já conhecida nas repartições de finanças como a 'tuxa'. Penso alcançar com a tuxa uma cobrança que nos permita ligar os semáforos em Entrecampos aos domingos e, eventualmente, o elevador de Santa Justa no feriado da Ascensão.
Julgo que chego a esta idade em razoável bom estado, recebi até um inesperado piropo da L. ao me dizer que 'se as finanças públicas estivessem tão rijinhas como os teus abdominais este ano se calhar ainda podíamos pôr outra vez o iva abaixo dos 50% como chegou a estar quando nos casámos'. Considero que foi querida. O Hélio Herpes da Costa, por outro lado, ligou-me logo de manhã e, com o seu humor peculiar, disse-me que comigo no ministério anda tudo de finas ancas. O Velasco deve andar atarantado com alguns alexandrinos novos porque nem se lembrou de me dar os parabéns.
Jantei em casa, convidei o meu irmão M. que, como de costume, trouxe uma namorada nova - que é hospedeira-fritadeira daquela companhia de aviação nova, a Air-Bimby, em que os passageiros vão descascando batatas para reduzirem o preço do bilhete - e foi uma noite agradável que conseguimos passar sem fazer nenhuma alusão a péssima notícia de hoje, com a confirmação oficial de que está proibido o tempero da salada por um período indeterminado. Era inevitável, tivemos de trocar as nossas reservas estratégicas de azeite para comprar um lote de vacinas contra a micose asiática.

Sem comentários: