Os Diários Secretos de Facundo Macário Induvial [5]

8 de Janeiro de 2029



Hoje fiz um ano como ministro das finanças e ofereceram-me um centro de mesa em flores secas para pôr no gabinete. O presente até terá a ver com o meu apelido, mas as flores secas combinam bem comigo e com os tempos. Felizmente eu tinha levado uma caixa de palitos de la reine que sobejaram dos reis e ainda pude dar uma arzinho da minha graça, retribuindo a surpresa. A L. sempre foi contra esta minha ida para o governo e passou o dia meio amuada, rabujando por tudo e por nada, sendo que a sua única palavra de encorajamento foi quando disse que eu tinha conseguido que dentro dum campo de concentração nos sentíssemos como numa reserva natural. Afinal de contas, e ao contrário do que chegou a pensar no início do século, o que interessa numa mulher é combinar a força enigmática do conteúdo com o efeito decorativo no contexto.
Desde que se aboliram os impostos na grande reforma de 2024, a receita baseia-se na filantropia coerciva, na venda de património e no aluguer da costa para a pesca, por isso subcontratei o grosso do trabalho do ministério à Remax, o que me deixa algum tempo livre que hoje aproveitei para ir beber uma meia de leite com o Porfírio Vicente, com quem já não falava desde a passagem do ano. Mostrou-me um esboço da sua nova peça: 'O chupista e o louva-a-deus'; trata-se duma alegoria em que um oportunista especulador se apaixona por uma vendedora de flores que fala com os insectos, e que procura revelar-nos que o lado parasitário da nossa natureza é o mais nobre e o mais dado à correcta organização da sensibilidade.
Constato que há muito que deixei que ter sentimentos, mas ainda me lembro muito bem do último, quando comi uma fatia de fiambre.

2 comentários:

Anónimo disse...

... :)! Faz-me rir Sr. Ministro ... pena que já esteja em 2029 em Pultão ... convertida em pó mas com asas nas costas. Com o recomendável distanciamente analítico e para mais com um distanciamento lunar, estarei seguramente à coca das suas certamente inteligentes reformas pós-crise ... Mas veja lá se não seria mais saudável trocar a meia de leite com o Porfírio Vicente com outra coisa qualquer, ... mais quentinha, não sei ... Aqui em Plutão faz muito frio ... e porque não um licor de frutos silvestres de VODKA??! É só uma ideia que lhe parece?
Bom Dia! Brrrrrrrrrrrrrr que frio!

aj disse...

ora,...mas para plutão..só vão os ciclistas!