'Te per orbem terrarum sancta confitetur Ecclesia' (*)

«Ratzinger não se cansa de repetir duas coisas. A primeira, que a Igreja não faz proselitismo. A segunda, que deve estar preparada para "viver" em minoria». Escreve-se no Portugal dos Pequeninos. (**)

Ora esta não pode passar em branco porque se trata de querer ajustar o Catolicismo - por legítimíssima necessidade e/ou idiosincrasia espiritual particular, eventualmente - ao que ele não é. A Igreja Católica é Universal por natureza; ponto. O Vaticano não é o principado do Mónaco com mais bibliotecas e dourados. É a sede temporal duma Igreja Universal. Para não ser proselitista , Jesus não tinha edificado a Sua Igreja na cabeça do S.Pedro, mas sim numa merda duma marquise. Para não ser proselitista o Cristianismo não tinha deixado vincado que queria sair da coutada moralificante do povo eleito. Para não ser proselitista, em vez do Calvário, Jesus tinha escolhido um churrasquinho na Galileia.

Sem a chama dum chamamento universal a Igreja seria uma masturbetice doutrinária.

O Apostolado católico é um património. Civilizacional, Cultural, Social, Religioso. Cruzadas, Inquisições & Freirinhas agachadas incluídas.


(*) in ‘Te Deum’, fodasse.
(**) nem o Papa alguma vez diz disse isso

Sem comentários: