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Priscila Bosch organizava visitas guiadas ao Museu do Inconsciente. Era uma moça de tendência discreta, mas quando tocava a dissertar sobre os tesouros da sub-psique expostos naquele museu transformava-se numa eloquente amazona, galopando pelas salas como se fossem relicários em período de cruzadas.
Na sala de entrada, dedicada aos Sonhos, as cuecas que tinham drenado o primeiro sonho erótico de Napoleão eram a peça em destaque e Priscila invocava extasiada que nesse sonho já Josefina teria aparecido vestida de mini-saia, antecipando modas muito posteriores e provando a grande autonomia ontológica do visionário inconsciente napoleónico; ainda sob o olhar incrédulo dos visitantes, Priscila avançava rapidamente para a sala das Pulsões deixando-os petrificados com a sua descrição pormenorizada de como o inconsciente de Tamerlão funcionava enquanto degolava, em séries alternadas, meia dúzia de persas e monhés, intervalando com nêsperas de Samarcanda. Em exposição estava o palito feito com restos de tíbias de afegãos - povo conhecido por ter perna rijinha - que Tamerlão usava na sua higiene dentária. O termo pulsão derivava precisamente do movimento que o grande mongol fazia com a extremidade do seu bracinho quando apalpava caucasianas antes de lhes fazer tatuagens de cornucópias no cocsis, fetiche até aí desconhecido pelos antropólogos.
Priscila Bosch organizava visitas guiadas ao Museu do Inconsciente. Era uma moça de tendência discreta, mas quando tocava a dissertar sobre os tesouros da sub-psique expostos naquele museu transformava-se numa eloquente amazona, galopando pelas salas como se fossem relicários em período de cruzadas.
Na sala de entrada, dedicada aos Sonhos, as cuecas que tinham drenado o primeiro sonho erótico de Napoleão eram a peça em destaque e Priscila invocava extasiada que nesse sonho já Josefina teria aparecido vestida de mini-saia, antecipando modas muito posteriores e provando a grande autonomia ontológica do visionário inconsciente napoleónico; ainda sob o olhar incrédulo dos visitantes, Priscila avançava rapidamente para a sala das Pulsões deixando-os petrificados com a sua descrição pormenorizada de como o inconsciente de Tamerlão funcionava enquanto degolava, em séries alternadas, meia dúzia de persas e monhés, intervalando com nêsperas de Samarcanda. Em exposição estava o palito feito com restos de tíbias de afegãos - povo conhecido por ter perna rijinha - que Tamerlão usava na sua higiene dentária. O termo pulsão derivava precisamente do movimento que o grande mongol fazia com a extremidade do seu bracinho quando apalpava caucasianas antes de lhes fazer tatuagens de cornucópias no cocsis, fetiche até aí desconhecido pelos antropólogos.
A zona das exposições temporárias apresentava uma colecção de Complexos de Édipo de jogadores de Basquetebol americano. A peça estrela eram uns brinquinhos em madrepérola que Michael Jordan ofereceu à sua namorada aquando do primero ginger ale que tomaram juntos, e que se seguiu duma lição da tabuada dos nove. Segundo Priscila, a principal razão de sucesso de Michael no basquete estava ligada a uma paixão que ele foi desenvolvendo por um cestinho em tricot que a mãe lhe tinha feito em algodão de Kandahar, e que ele usava para guardar os abafadores e os tomates dos hamsters depois de os capar com um x’ato.
Geralmente, como a ala das Associações Livres estava fechada há muitos anos por causa dum ataque de fungos provocados por uma neurose da múmia do Nabucodonosor que se tinha dado mal com a humidade, a visita passava logo para a sala dos Recalcamentos. Era uma sala forrada a seda adamascada em tons sépia e que tinha uma bateria de vitrinas em pau santo, acolchoadas, com preciosidades várias; a que deixava Priscila mais incandescente era um lápis viarco nº 2 usado por Marilin Monroe quando jogava à batalha naval. Era dotado de forte simbolismo pois estava todo roído a dois terços e, segundo as teorias mais recentes, representava a sua ansiedade mórbida quando pressentia um míssil a avançar em direcção ao seu porta-aviões. Diz-se, por isso, que guardava a sua castidade à dentada.
Finalmente a visita terminava no salão dos Lapsus Linguae e, depois de todos ouvirem uma gravação de Ramalho Eanes a dar uma lição de artilharia pesada baseada na teoria do ‘cone de minhe prime’, Priscila Bosch despedia-se, trocando inadvertidamente o ‘r’ do seu nome, num processo de transferência entre o Priscila e o Bosch, pondo-se totalmente ao dispor de qualquer inconsciente que se quisesse imortalizar na paz aconchegada de umas coxas, perdão, colchas.
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