Mystic River.

Guerra aberta ao bucolismo



Estava indeciso entre falar da Fátinha Abadessa de Felgueiras ou abordar a importância do rio Trancão. Bem, este último também merece um momento de glória. Devo-lhe esta excitação de anti-poesis.



É de facto um dos momentos marcantes da minha ligação ao mundo, esse em que passo sobre o Trancão vindo na auto-estrada de regresso a Lisboa. O anoitecer naquele vale mítico cria-me uma predisposição interna para penetrar nos mistérios da existência, que não há terapia da fala que me faça desembuchar.



O serpenteio daquela dádiva da natureza pela badalhoca suburbanidade, o desprezo com que fedeu anos a fim sem prestar contas à delicatessen, e o ar vaidoso com que agora se afunila lamacento junto do regaço amaneirado dum Tejo indiferente, fazem-me olhar para ele do alto dum viaduto passado a ferro e gáspea, como quem procura uma resposta em forma de segredo. Um coração de azia que quer purgar sobre um rio de enxovia.



Lisboa irá aparecer “pós- bidonvílica”, com um céu rastejante a abafar uma ponte deslumbrante, e sem estrelas à altura da nobreza do entardecer. Inesperadamente parece que tudo se rasga, o mundo afinal é mesmo um morro desordenado e feio, que acompanha fiel e piedoso um rio miserável e babado de esgoto. E por isso sinto já o batuque da alma a pedir que a tire da lama. Chega. Ela quer espuma e da fofa. Chega de contradições. Um rio cinzento não é uma eminência parda. O esterco fertiliza, mas não salva nem aleita.



O rio já lá vai. O Trancão dá forma ao seu destino com a sua erosão. O homem provoca a erosão do seu destino com o seu conformismo. E a “portugalidade” hipoteca o seu esplendor na degradação duma ruralidade mal resolvida.



Só que a entrada de Lisboa tem sempre uma prenda guardada. Junto aos escombros de edifícios sem nome surge esplendorosa a marca de lingerie que tudo redime: “Triumph”. O céu de Lisboa merecia este reclame de glória. Só a simulação da intimidade duma mulher pode compensar o que um rio sinuoso e fétido parecia prenunciar.

O mundo triunfa na pele duma mulher.

Sem comentários: