Há cegada no casino do reino do papo-seco. O novo dicionário não ilustrado bem queria fugir a isto, mas caiu-lhe na rifa ir ver o padeiro.( entradas 419 a 426)



Fermento – É o sonho dos que se julgam aspirantes a predestinados. Mas este exército de cavaleiros andantes só ganha a guerra com um batalhão de escravos para juntar a água, e uma bateria de crédulos para atiçar o lume.



Moagem – Processo que parecia relegado para o jurássico da era industrial, mas que afinal se encontra a reger a forma como o poder nos acaricia o juízo.



Pão duro – Quando se deixam os factos dum dia para o outro, eles acabam por secar e enrijar. No entanto, se depois lhes dermos o calorzinho da grelha do anonimato e os barrarmos com a manteiguinha das notícias tornam-se bem apetitosos.



Pão-de-leite – Muitas vezes é preciso adocicar e amaciar a realidade. Ela até ganha boas cores e fica a parecer coisa para crianças. É a altura em que alguns galifões se afiambram lá dentro, e acaba por se descobrir que afinal aquilo dava uma era boa refeição.



Trigo panificável ( as coisas que um gajo vem a saber por causa dos blogues) – Nem todo o povo que é moído acaba por se trincar em condições. Ele há gajos com os quais não se faz farinha facilmente, e por vezes encurralam-os, criando-lhes dependência duma ração enfarinhada chamada subsídio.



Pão de forma – Outro dos sonhos de quem quer controlar o que os outros podem comer. O mundo deve então ser servido numa bandeja com as dimensões correctas, fofinho por dentro, mas com a consistência necessária por fora para se poder distribuir as benesses nas doses que mais convenham.



Côdea – Depois de ter deixado a realidade a cozer pelos analistas, geralmente ela vem com uma crosta que muitos até apreciam, mas que a outros – se ficar a cozer muito tempo em fornos pouco arejados – pode-lhes partir a placa.



Pãozinho sem sal – Gente que até fez uma boa cozedura, que moeu bem as ideias, pôs o fermento certo para parir uma carcaça robusta, mas vai-se a ver aquilo satisfaz as enzimas desalmadas, mas não abre um coração.

Sem comentários: