Os intitulados “estados de direito democrático” têm as suas cruzes, e em regra são muito eficientes a distinguir o bom ladrão do mau ladrão. Geralmente quem carrega a cruz democrática nunca é o carpinteiro nem o seu filho. A eficiência é o nome do carrinho de mão que a transporta. Aos solavancos. O novo dicionário não ilustrado é o guia turístico desta via-sacra. ( entradas 286 a 296 )



Falta de legitimidade – Vício que peregrina no instável equilíbrio entre a eficiência e a formalismo da lei. Promove romarias para afagar indignações dos que vêem na lei uma canja de virtudes.



Favorecimento – Crueldade que mina o lírico equilíbrio entre a eficiência e a igualdade. Alimenta os enojamentos dos querubins do paraíso da hipocrisia, e os desabafos irritados das almas que purgam cobiça.



Erro Judiciário – Ovelha negra do pastoreio jurídico que atrapalha o bucólico equilíbrio entre a eficiência e a liberdade. Como a inocência é uma presunção, quem se julga inocente não é mais que um presumido.



Conflito de Interesses – Estremecimento de energia variável que polariza o aparente equilíbrio de embalar todos os amores não risíveis. Atrapalha muitas almas que julgam que o motor é dos valores e que depois verificam que o volante só gira no sentido dos ditos interesses. Felizmente o motorista no final do dia acaba por ir dormir a casa.



Danos colaterais – Vírus recalcitrante que se insinua constantemente no mal imunizado equilíbrio entre a eficiência e a tranquilidade. Se quem anda à chuva se molha é porque as gabardinas passaram de moda e o que está a dar é mostrar o umbigo.



Selva das instituições – Teia pegajosa que atrapalha os movimentos do imperturbável equilíbrio entre a eficiência e a regulação dos “mercados”. Quando a “intuição da concorrência” parece não ser facilmente domesticável, é necessário carimbá-la com os diversos selos brancos das “instituições da decência”.



Minorias (respeito pelas) – Inesperada perturbação no mais que perfeito equilíbrio entre a eficiência da centralização e o supérfluo luxo da representatividade. Ele há gajos para tudo e um gajo não pode pensar em tudo.



Demagogia – Frágil aconchego que empalha o mal acamado equilíbrio entre a eficiência duma mensagem e vertigem de agradar. Só o oco palavreado se pode preencher de boas intenções.



Frustração social – Irritante comichão para o arrogante equilíbrio entre a eficiência na gestão dos recursos e os caprichos desses recursos. O luto dos explorados faz-se no nojo da classe média.



Privacidade (devassa de) – Epidemia que assola a ilusório equilíbrio entre a eficiência da informação e o direito a “mijar em paz” . Com a floresta do “espaço púbico” tão desbastada só resta o “sonho” da versão algaliada ou a sobranceria da incontinência.



Político-anedota – Bobo da corte que desanuvia o maçador equilíbrio entre a eficiência de governar na paz do senhor e a necessidade de prestar contas. Quando mais vale nem saber, é sinal de que o ladrão era amigo da casa.

Sem comentários: