Hoje, só por causa das coisas, o abrupto acabou por marcar a agenda deste sítio esconso (alguma vez tinha que ser...). Os grandes educadores mudaram. A classe operária também. Já não é de “ elite para elite” mas de “frivolite para frivolite”. O novo dicionário não ilustrado não se acanha perante a concorrência e apresenta alguns dos novos professores.( entradas 318 a 325 )



Canais generalistas. São canais porque ligam duas zonas húmidas: o pântano da realidade com a fluidez da notícia. São generalistas porque esta humidade seca com qualquer merda nova que apareça. (evitei as alusões sexuais óbvias, porque sou púdico-discursivo)



Jornalistas económicos – Rabejadores de trivialidades. A economia da nação deixa de ser um lugar lúgubre e inacessível, para se tornar num episódio do sítio do picapau amarelo apresentado por bandarilheiros a sacudirem pandeiretas, pensando que estão a dar a volta à praça em ombros.



Associações de estudantes (ou os manuais da reivindicação) – Vendedores de cintos de castidade para universidades. Esses sim preservam o mais estranho celibato, o da estupidez humana: não fornica com nada mas casa com todos. Quando se começa a traficar direitos apregoando-os como uma anedota de putas, acaba por se vender o corpo a troco duma curiosidade bem embrulhada.



MRebeloPinto e sus muchachas pop-light – Permitem o acesso às profundezas da alma sem termos a maçada de descer por escadas íngremes e perigosas, e elevam-nos flutuando à purificação do espírito sem termos de nos enjoar com palavras difíceis e ondulantes. Verdadeiras fadas madrinhas com varinhas mágicas que também servem para palitar os dentes e tirar a cera dos ouvidos.



“O cunhado do filho do patrão do vizinho” – Aquela tal pessoa que afinal sabe porque é que foi e quem é que estava por detrás e quanto é que o outro comeu por fora e como tem um amigo lá dentro também sabe que o outro já tem tudo preparado e o resto do pessoal é que não sabe e por isso é que ele aproveita mais que todos os outros que são parvos. O saber feito uma provinciana cegarrega de engates bem engatilhados e melhor contados.



Revista XIS e quejandos – Depois da idade do armário parece que todos nos transformámos em cabides de sentimentos. Estes fantásticos varejadores de psicologismos de vão de escada, são a naftalina que nos prepara para sacudir a apoquentadora traça do dia a dia. Uma nhanha onde nem o peixe desova, nem os gatos fodem em condições.



e finalmente....

Bush – Ocupa o lugar do ponto no teatro do Éden. Vê-Lhe praticamente a face, mas no pior ângulo (Deus não tem os mesmos cuidados de imagem que Júlio Iglesias). Como não tem a mesma preparação dalguns, interpreta as escrituras à letra e só está preocupado com o tempo das falas.



F.Louçã – Verdadeiro arquimedes do pensamento revolucionário de esquerda. Deram-lhe a alavanca do microfone e ele prepara-se para levantar o mundo. Pode é esquecer-se que nós ficamos debaixo, e o Newton também era cientista....



Repare-se como evitei as previsíveis alusões a JPPereira, MRebelo de Sousa, MMCarrilho, Expresso e a todos os colunistas que nos libertam do espartilho da ignorância. É que o respeitinho é muito bonito. ( bem... e é claro que eu não podia referir o malandro do Aviz senão ele dizia que eu era da patrulha ideológica...)

Sem comentários: