O nosso equilíbrio interior também está prenhe de equívocos. O novo dicionário não ilustrado continua a arriscar nestes meandros, mantendo-se inquietantemente afastado das empolgantes entrevistas políticas com que somos brindados.(entradas 246 a 252)



Auto-estima – Estado de alma hiper valorizado. O recurso exagerado a esta excitação, emanada das revistas de psicologismos afrodisíacos vendidos ao quilo, produz efeitos enganadores. A Nandrolona parece açúcar mascavado comparado com este doping de almanaque.



Espírito Crítico – Engrenagem automática das personalidades mais débeis, que não conseguem encontrar a genuína força na lúcida, serena e incondicional credulidade. Crer desmedidamente é o caminho que dá mais probabilidades de chegar a acreditar nas coisas certas. Desconfiar é uma vergonha da nossa condição.



Paz de consciência – Estado de vigília que deixa o paciente com uma espécie de gnose epidural: ou seja, enquanto lhe vão à carteira ele pensa que lhe estão a limar os calos.



Valorizar os bons argumentos – Inconsciência de registo militante e com tendência massificadora e maçadora. Produz, não raramente, torcicolos mentais, como resultado da permanência exagerada nas posições de aparente comodidade a que um silogismo bem esgalhado conduz.



Convicções inabaláveis – Ferrolho da alma que nos limita a ser quase meras anémonas que, presas ao substrato, apenas têm músculo para deslizar, e nunca poderão desfrutar convenientemente nem das marés nem das correntes. Desovaremos sempre como sedentários atrofiados.



Sermos nós próprios – Expressão credora das maiores alarvidades do superficialismo militante. Aguarda a devida canonização na área da decoração de interiores, enquanto vai afagando corações despedaçados por galinhas-de-amor mal depenadas. É totalmente incompatível com o desejo dos nossos pais em que “sejamos alguém”.



Direito ao bom-nome – Mais uma das falácias artificialmente gerada pelos mecanismos de defesa face à incontinência dos media. O direito à nossa reputação só pode significar que não nos contentamos apenas com uma rapidinha com a puta São e exigimos repetir a dose.

Sem comentários: