O novo dicionário não ilustrado teve de arejar de ambientes onde nunca se devia ter metido, e decidiu ir beber uma cervejola com o ......Leviathan para tratar de negócios. ( entradas 162 a 171)



Abuso de direito – Sub-reptícia figura do chamado “estado de direito democrático” que noutros regimes se denomina de ignomínia inominável do ditador



Agarrado ao poder – Fenómeno da química política que confere poderes especiais ao estatuto de eleito e que geralmente não se dissolve no mero diluente “ democrático”, nem depois de bem "esfregado o sufragado".



Livre convicção do juiz – Forma erudita da expressão “ entregue aos bichos”. Alguma confiança em Darwin e algum pânico de Rousseau é o que nos resta.



Critérios casuísticos - Quando o “caso a caso” gera mais casos que o acaso.



O cidadão face à máquina burocrática do estado – Movimento circular das pedrinhas de David, que mais não passa de massagens drenantes a Golias, que se mantém deitado na sua marquesa bebendo drink



Medidas discricionárias – Tipo de medidas tomadas quando já nem há paciência para ir a penaltis e tudo se decide por moeda ao ar.



Respeito pela liberdade – Verso livre, geralmente utilizado nas alegorias de ocasião, e que revela o gosto refinado de oferecer sempre carapaus de escabeche mas eventualmente sem escabeche.



Respeito pela igualdade – Verso preso, geralmente utilizado em alegorias programadas, e que revela o gosto generoso de só dar o escabeche porque não há carapaus para todos



Política de favorecimentos – Sistema de racionalidade do exercício do poder; garante que “quem está mais perto” faz o favor de chegar antes de “quem está mais longe



Legitimidade democrática – Tipo de folheto médico com selo branco, mas que infelizmente não indica a posologia correcta para cada desgraçado. As overdoses são frequentes e muitos para se desintoxicarem passam também a distribuir propaganda médica.

Sem comentários: