A Revolução dos Curtumes


A grande dificuldade em enfrentar a realidade fora do pentágono: feitio do putin, camisas do tsipras, contabilistas do bes, pildra do socras e sombras do gray, leva-me a desviar e concentrar o esforço de sincretismo na maquilhagem de Uma Thurman

Em primeiro lugar quero dizer que gostei. Gosto de mulheres-cera, elegias ambulantes ao betume, avatares de faraós. Uma mulher que não se besunte cirúrgica e generosamente de maquilhagem, pura e simplesmente não anda aqui a fazer nada, nem sequer é digna de ter rugas e deverá passar directamente da pele bébé para o curtume. A emancipação da mulher é, sim, uma guerra de curtumes e não de costumes.

A outra mulher que marca assim a realidade é: Cristine Lagarde. Nada a ver com a sua FMInilidade, mas tudo a ver, sim, com o look de couro fatal que apresentou naquela última reunião do conselho qualquer-coisa (se houver um mortal que consiga dizer o nome correcto dos conselhos todos que se têm reunido nos últimos tempos terá direito a um lanche ajantarado com a Moura Guedes no intervalo do quem quer ser milionário). Claro que passos coelho nem olhou para o grego, pois couro daquele não se encontra nem em massamá nem em são bento e iogurtes há em qualquer pingo doce.

Ou seja, a mulher tem ao seu alcance duas grandes medidas para se impor na grande revolução dos curtumes que ainda falta fazer: ou maquilhagem a arredondar a bochecha ou couro brilhante a aconchegar a nádega.

A mulher perfeita hoje é assim uma mistura entre gueixa & lara croft , alguém que se impõe com uma cara lisinha e esticada e uma silhueta apertada, alguém que olha para a realidade e diz: não aqueçam muito isto porque senão derrete-se-me a pintura e cola-se-me a napa ao cu. E perdõem-me as mamas pela injusta ausência de protagonismo, mas quem investe no silicone, já se sabe, cria muita distância nos aliados e torna-se uma Ucrânia, sendo vista e desejada como uma mera mulher-tampão.

De resto, de resto, parece-me que muito bem anda isto. Viva o capitalismo apócrifo e os evangelhos sinóticos.

Sem comentários: