[4] Números


Mas quantos é que eles já são? perguntou Deus ao Anjo Lineu.

De facto Lineu nunca tinha pensado nisso. Será que teriam de controlar o ritmo de reprodução ou aquela invenção do Anjo Mendel sobre um tal de código genético paralelo à inseminação da alma transcendente seria suficiente para manter a população controlada.

Numa primeira contagem ficou alarmado: já eram muitos milhares. Será que a produção de almas acompanha isto, perguntou ele timidamente ao Altíssimo, que pela primeira vez chamou estúpido a um Anjo em plenas funções.

Mas organizam-se em tribos, acrescentou Lineu já a medo e suspeitando que estaria mesmo tudo previsto nas entrelinhas do Plano de Inseminação Transcendente de Almas… e criam relações estranhas entre eles: «amizade», «negócio», «sexo», e inclusive já ouvi uma ou outra referência a um tal de «amor». Será que do habilis para o sapiens deixámos escapar algum pormenor? Não tarda ainda inventam a civilização e nós nem damos por isso.

Cerca de 80% envolviam-se no processo de reprodução. Desses, cerca de metade, envolviam-se de corpo e alma no processo, mas a outra metade envolvia apenas o corpo. Ambos pariam com a mesma eficácia.

A rivalidade é um sentimento comum, cerca de 90% dos homens consideram – intimamente - que têm um rival, mas no que toca às mulheres há referências a um processo reprimido de emancipação. Haverá ajustes a fazer no PITA?

Começam as distinções entre povos escolhidos e povos deixados ao deus dará. Há referências explícitas a uns tais de «pagãos». Serão os que no juízo final vão pagar a conta?

Deixamos isto ir andando ao sabor do vento suão ou avançamos já com o Anjo Charles? Noutro dia lanchei com ele no Beagle e veio-me outra vez com a ideia de introduzirmos a tal de «seleção natural» no Programa.

Estou indeciso entre isso e aquela coisa da «luta de classes» de que fala o Anjo Karl. Mas para já deixamos isto ao Deus dará e pomos o Anjo Malthus a fazer as contas.

Sem comentários: