O Discurso


Meus queridos amigos e companheiros nesta arte da busca do epigrama ideal, a História recente mostra-nos que nem sempre as frases sabem estar à altura dos acontecimentos e nem sempre os acontecimentos sabem estar à altura das frases. Não será novidade se vos disser que determinadas frases mudaram o curso da história, não será novidade se vos disser que ideias mal expressas transformaram-se inadvertidamente em novas ideias e não será novidade se vos disser que vivemos os tempos em que se matam as mensagens para poupar e manter os mensageiros.

Como trazer de novo as ideias para a frente da História? Só nós o saberemos fazer: cuidando do belo efeito. No Jardim do Tempo florescem pequenas pérolas floridas que escapam às multidões, seja por negligência, distracção, ignorância, insensibilidade, ou mesmo desprezo e só nós podemos cuidar desses canteiros, só nós poderemos dar ao mundo a cor e o cheiro que ele necessita neste momento.

Tem sido claro que a retórica moderna se concentrou em desviar a atenção das pessoas do essencial para o acessório, pois revelou-se mais rentável manipular o acessório, é mais fácil levar-nos a crer que a bondade é um subterfúgio da beleza do que o contrário, é mais fácil fazer-nos crer que a felicidade é uma filha dilecta da vontade do que mostrar-nos que a vontade é uma enteada das circunstâncias.

Temos de saber estar à altura do momento que a História nos entrega, e temos de saber lidar com os grandes sifões do Tempo. A partir de hoje está lançado o embrião para o movimento da nova demagogia, rumo ao Partido do Belo Efeito. Será a casa comum da frase ideal, da frase inspiradora, da frase que nos mostrará o caminho certo, num ambiente hegeliano de nova geração. 'A realidade terá de se juntar a nós', será este o nosso lema.


Excerto do Discurso de tomada de posse de Flaubert Queirós como 1º Bastonário da Ordem dos Epigrafistas, eleito em Outubro de 2012.

Sem comentários: