verso à terça


Inversão no seu contrário.
Retorno sobre si próprio.
Recalcamento.
Sublimação.

Freud, in Triebe Und Triebschicksale


o que dito assim:


die Verkehrung ins Gegenteil.
die Wendung gegen die eigene Person.
die Verdrängung.
die Sublimierung.

bem que merecia também um acordo ortográfico. A inconsciomância praticada pelo Sigmund não se debruçou sobre estas novas grafobias e eu penso que ele teria algo a dizer sobre esta recusa à batida em retirada das consoantes mudas, dos hífenes e do caraças. O apelo à sua prevalência revela o descoberta duma nova pulsão que é a pulsão piegas. A pulsão piegas predispõe-nos à neurose da falta da consoante. Ficamos assim piegas, chorosos, tristonhos e não nos queremos separar delas. No fundo muitos de nós tínhamos transferido para todas aquelas consoantes e hífenes muito do nosso eu e agora ficámos apeados. Hoje sonhei que estava a ser picado por três catos e, não sei, mas acho que já não fui picado da mesma forma. Acordei triste, já nem Sublimierunguei nem nada, calcei os chinelos entre um Verkehrung e um Verdrängung, mas o café já não me soube da mesma forma. Mudam-se os lapsos mudam-se as vontades.

Sem comentários: