Os Ricos

Regra geral não gosto da chamada riqueza honesta. Tenho mesmo uma certa aversão àqueles que enriqueceram apenas à custa do seu trabalho e uma forte alergia aos que criaram riqueza exposta subindo a pulso, a tornozelo ou apoiando-se em qualquer outra articulação ou cartilagem em esforço. Tenho apreço, sim, por especuladores, expedientistas, herdeiros indolentes, reis da negociata, gente que sabe que é rica por uma mistura de sorte & arte. Falo de riqueza não falo de abono. Não há aqui uma caracterização moralizante ou iconoclasta, nem pretendo ser uma espécie de enólogo do graveto, isto é apenas um posição no âmbito da ecologia da riqueza. Quase por definição, enquanto os representantes do primeiro tipo se consideram donos duma qualquer benção de legitimidade os outros acham-se bafejados por uma graça louca e oculta, enquanto uns estão embebidos dum clássico eusoumismo os outros vivem num semi-exuberante quessefodismo. Um histórico problema das sociedades é : o que fazer com os nossos ricos ( a questão dos pobres está há séculos resolvida: escondem-se ou cristianizam-se). Julgo por isso ser importante classificá-los como deve de ser , longe das causalidades de sacristia, se por um lado devemos desprezar aqueles que alcançaram a riqueza por vias laboriosas, que constante e obscenamente a exibem como lastro de virtude, devemos saber exaltar aqueles que a exibem como mero sub-produto do pecado e apenas esperam que, quando estiveram a passar pelo buraco da agulha, o metal não lhes arranhe muito o lombinho.

12 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite! Uma pergunta apenas que decerto teria obtenção de resposta numa releitura atenta do seu post. Mas como me doi o tornozelo e o dorso das quedas da madrugada passada, ui! como me doi!!! que prateleira nomenclatória daria para a Prostituição?

aj disse...

só por conseguir sacar uma expressão tão espectacular como «prateleira nomenclatória» já valeu o post! Muchas gracias. Julgo que a prostituição conduz a uma situação de abono e não de riqueza; contudo, aqui é o 'estilo' que faz a diferença, que deus me justifique o pecado, mas se a prostituta enriquecer sabendo que foi graças a uma benção de vulva terá mais perdão que outra que enriqueça sob a ilusão que subiu na vida à força de cona, passo a expressão.

Anónimo disse...

Para além de agradecer o seu reply, duas notas (sendo que a primeira é de estranheza e a segunda de uma total e perene INCOMPREENSÃO). Nota 1: Visto que entre muitas, sou particularmente sensível à maiusculização gráfica não esperava do Sr. uma minuscalização gráfica de Deus (só conheço uma pessoa que o fez um dia num lacónico sms). Nota 2: 'Subir na vida'?????!!! mas que raios! quer isso dizer??????????? Faça pf que o Sr. é um Professor ... e que eu sou uma aluna particularmente ESTÚPIDA ... :) Vamos lá brincar! :)

aj disse...

penso que se juntarmos uma prateleira nomenclatória a uma particular sensibilidade à maiusculização já dá brincadeira que chegue

Anónimo disse...

Nao percebi :( ... Isto quer dizer 2 coisas muito importantes, sabe? É que para além de nem sempre a ficção ultrapassar a Realidade, em certos casos (este!) é ABSOLUTAMENTE! dispensável ...

aj disse...

Plenamente de acordo!

Anónimo disse...

Se acaso o seu 'Plenamente de acordo!' não é sinonimizável com um brejeiro e coloquial Plenamente de acordo + vá à merda ou desampare-me a loja então eu estou plenamente satisfeita que esteja genuinamente 'Plenamente de acordo'.

E se acaso percebeu genuinamente (e claro que o terá!) aquilo que disse ... então ... CAUTION! ... há aqui uma confissão identitária hã!!! E se estamos a falar em cash ... eu ganhei a aposta e o Sr. deve-me massa! Preferia uma transf bancária ... quer o NIB?

Anónimo disse...

Bom! Pensando melhor ... talvez seja um pouco bruto estar-lhe a pedir massa (apesar de muito necessitada ...). Visto que decerto não estará interessado em comprar os meus serviços como prostituta (certo?) que tal oferecer-me uma prenda de Natal não ortodoxo? Eu passo-lhe o link do catálogo de compras, eu escolho o que quero e o Sr. compra e envia-me por Correio Azul para a barraca onde vivo agora! Simples, não? Justo, não? Que me diz?

aj disse...

Dizem q o serviço nacional de saúde está em crise... mas isso não pode justificar tudo...

Anónimo disse...

O serviço de Comiseração não vive também os melhores dias ... :( ... Mais grave ainda, sabe? É que este serviço de Comiseração não é estatal... seja como for ... cá vai! aposta-se ... ganha-se ... e será Justo a justa recompensa, certo? http://p-media.laredoute.fr/Product/EUPICTURES/9/2/5/324216925-8e74b0b1-e429-46d9-a8dd-510be38fa919_72.jpg ... ainda havia umas mitenas que são um encanto! mas ... enfim! gosta? dou-lhe depois o endereço postal para entrega! Vale?

Anónimo disse...

II
Dir-me à o Sr. Arnaldo que não houve qq aposta entre o Sr. Arnaldo e a Josefina. E di-lo-á com carradas de razão... Mas eu ganhei! Sr. Arnaldo! Reclamo pois, apelando ao serviço de Comiseração que oferte o justo prémio da Josefina que não tem nadinha agora e que a sua Vanitas atravessa um grave momento ... Vá! as mitenas ficarão para quecas futuras!

aj disse...

Bem... O cabaré da coxa comparado com isto parece o Hilton