Pandovsky-Roudine uma história de vida.

Preocupado com os índices daquilo a que chamava a Indiferença Idiota, Zbigniev Pandovsky decidiu escrever o seu primeiro tratado de Resignação Criativa que intitulou de 'Os Refúgios da Mente'. A primeira edição continha apenas 4 capítulos (Sexo, Plantas aromáticas, Competição e Metafísica) e foi apresentado publicamente numa sessão especial do '2º congresso de Teatro Experimental da Saxónia' realizado em Leipzig em meados dos anos 50. O sucesso foi inesperado - pelo evidente exotismo do tema - mas retumbante, o que levou a que Zbigniev acabasse por criar a disciplina de 'Serenos Suplícios' na Universidade de Hamburgo. As suas aulas eram muito frequentadas e rapidamente Alina Roudine, uma emigrante russa e filha natural dum cônsul francês em Omsk, se tornou sua discípula e apoiante indefectível e fiel.

Zbigniev e Alina acabaram por casar numa boda discreta - se bem que devidamente patrocinada pelos deuses do alambique - em Estrasburgo e foi já conjuntamente que anexaram ao tratado inicial mais dois capítulos (Música e Cogumelos). Alina era uma talentosa violinista e reunia à sua volta inúmeros admiradores que tornaram célebres os serões na sua casa em Heidelberg, onde o casal acabou por se fixar e, em conjunto, administrar um curso livre que ficou para a posteridade com a designação semi-académica de 'A Introspecção sem fluidos'.

Com o tempo, o casal Pandovsky-Roudine (foram inovadores até nesta osmose de apelidos) foi desenvolvendo e refinando as suas teorias de Resignação Criativa tendo chamado a atenção dos mais diversos e até díspares quadrantes da sociedade, desde a área financeira à politica e inclusive gente de trabalho.

Como seria de esperar foram convidados a fazer um périplo de conferências nos Estados Unidos, com sucesso sempre em crescente, tendo ficado famoso o seu lado soundbytico ao discorrerem sobre o recurso aos poderes auto-anestesiantes duma mente sempre alerta (Alina tinha herdado essa característica retórica da sua mãe, uma costureira de Perm que costumava escrever bilhetinhos picantes às suas clientes com frases do género: 'uma bainha descosida é pior do que uma cona mal lambida').

Com o elan criado por estas conferências radicaram-se também no Missouri onde passavam metade do ano, alternando com Heidelberg onde os serões de Alina eram ansiados e repetidamente lembrados pelos seus admiradores, dos quais se destacava o cirurgião plástico Gregor Samezdini, um italo-germano nascido em Triste (os italianos nascem todos em trieste) e especializado em retirar superávits de carne das coxas e redistribuí-la por zonas menos abonadas do aquém e além lombo.

Aquando das suas bodas de prata, Zbigniev convenceu a mulher a acrescentarem ao agora já clássico tratado mais um capítulo e assim encerrarem com o número (de capítulos) que uma cigana budista de Gdansk lhes tinha dito se tratar do número da Grande Serenidade. Este capítulo, igualmente escrito a duas mãos, foi dedicado aos 'Refogados' e foi tanta a sua repercussão nos meios académicos que deu origem a várias edições em formato de opúsculo autónomo sob o título, algo longo mas apelativo : 'Não há nada que a alma rejeite se vier acondicionado em cebola e azeite'.

Curioso será notar que as bases programáticas da Resignação Criativa se mantiveram praticamente intocadas desde os primeiros tempos em que Zbigniev se dirigia às plateias da Saxónia dizendo: 'no coração dos homens está uma semente que transforma qualquer paralisia numa revolução permanente'. Uma das provas de que efectivamente as teorias de Pandovsky tocavam fundo nas pessoas e que ameaçavam muitas forças instaladas foi o aparecimento dum documento apócrifo que colocava Zbigniev a defender o cofiar da barba como o principal mecanismo de apoio à resignação que a natureza nos tinha dotado, deixando assim de lado a esmagadora maioria das mulheres que estariam relegadas a afagar pêlos alheios . Praticamente imune a estas campanhas para o denegrir foi sedimentando a sua teoria e não raramente governos e grandes instituições apelavam à sua intervenção para apaziguar e relançar ânimos e vontades, naquilo que alguns vieram a apelidar de Anti-motivacionismo. Entre outras, ficou célebre a sua conferência privada para o conselho de ministros do Governo austríaco em 1979 na qual Zbigniev desenvolveu detalhadamente as principais ideias do que ficou conhecido como a 'liderança no marasmo', hoje bastante citadas e referenciadas como a principal fonte ideológica do 'nem sim - nem sopas', uma corrente de contornos peri-liberais que se baseava numa espécie de Comodismo Algo Científico, bem retratada na sua máxima 'mesmo que algo não aconteça algo acontecerá'.

Z. Pandovsky fez a sua última aparição pública por alturas da 1ª guerra do Golfo, depois de ter aconselhado Bush pai a terminar a invasão e ir comer uns rojões à minhota no massachussets, tendo Alina continuado o seu legado com bastante sucesso, sendo hoje até voz corrente que está a pensar acrescentar dois capítulos ao Tratado de Resignação Criativa, em jeito se memorial, um primeiro subordinado às teses inacabadas do seu (dela) Zbigniev :'antes defaultar que ter hemorróidas' , e o outro, (que chegou a ser apresentado em formato embrionário no '25º congresso de enfermeiras anestesistas do colón da cidade do Cabo') já de circulação obrigatória nos circuitos underground dos ex-ministros das finanças com o titulo provisório: 'mesmo com um pouco de azia foi bom gastar enquanto havia '.

3 comentários:

io disse...

valham-nos os teus desvios colossais. ;-)

aj disse...

pelo menos estes não nos vão ao bolso :)

Anónimo disse...

:) Só você me faria rir :) E olhe que muito ri, acredite-me!!!