'o que parecia irrepetível repete-se sem se repetir'

(frase duma carta de Julio Cortazar a Juan Carlos Onetti (a propósito da obra deste) e que aparece citada na badana interior do 'O Estaleiro', editado por cá no final do ano passado)


Munique, Setembro de 2013


Malvina Merckel, James Camarão, Pívio Berlaitoni e Nicolas Bruni reuniram-se em Munique (75 anos depois de uma outra 'famosa' reunião) para analisar de que forma se podem compatibilizar os desejos alemães de criar uma zona exclusiva para o seu novo europanzer (um novo lebesraum financeiro) e o equilíbrio no artesanato europeu, designadamente a protecção ao queijo feta, ao bloomsday, às castanholas,e à loiça das caldas. Sócrates, que tinha fornecido os computadores para o playcenter onde estavam os filhos dos diplomatas, teve também direito a comparecer, mas atrás do cortinado a controlar as fichas triplas.

James Camarão - Querida Malvina, não achas um bocadinho de mais essa tua coisa de quereres criar uma nova moeda só para comprar os produtos alemães...

Malvina Merckel - James, filho, credo, pareces um berbigão aflito, eu só quero que as pessoas não gastem dinheiro desnecessário e que possam poupar para ter Audis sem ficar depenados e depois nem lhes sobrar para comprar roupa interior.

Pívio Berlaitoni - Mas, Signora Merckel, uma ou outra miúda sem roupa interior até...

Malvina Merckel - Pivio, se vocês se portarem bem e começarem a dar nomes alemães às marcas de sapatos eu prometo que te deixo pagar ainda no euro-trapalhão um ou outro jantar às tuas berlusnettes.

Nicolas Bruni - Mme Merckel, em primeiro lugar deixe-me dar-lhe os meus cumprimentos por parte da minha Carla, aliás ela disse-me que se for necessário podemos passar já a chamar-nos Brunns ou Brunners, escolha a sra dra kaiserina, que tem tão bom gosto e até parece altíssimo a falar. Em segundo lugar queria perguntar-lhe se não seria possível pelo menos os patês também serem pagos na nova moeda, só para manter a dignidade, está a ver...

Malvina Merckel - O que me preocupa antes de tudo é que vocês não andem a gastar o dinheiro em hamburguers americanos ou em trapos chineses e prometo que depois desta medida de Gerechtigkeit und Trieden financeira vos deixo em sossego, com as vossas glórias, penachos e fardamentos do passado...

James Camarão - Saiba, Frau Merckel, que eu pessoalmente sempre defendi que devíamos ser compreensivos consigo, que a Frau apenas estava a zelar pelo equilíbrio financeiro da Europa, quanto muito quereria aumentar as exportações de apfeltrudel e pouco mais... Fico assim muito descansado em perceber que nada mais a move que um saudável gosto em defender as nossas finanças públicas contra os ataques dos mercados, os vícios da despesa e as manias dos franceses.

Malvina Merckel - Sim, aliás, só quero que se estabeleça esta zona demarcada do europanzer para que os produtos alemães não se estraguem, ou então para que depois vocês tenham sempre algum dinheirinho de parte para as pilhas...

Nicolas Bruni - Mas diga-me, Miss Merckel, pensa que posso dizer à minha Carla que ela pode ficar descansada e que vai poder continuar a comprar os seus vestidos e a tocar as suas musiquitas?...

Malvina Merckel - Querido Nicolas, mein Schatzi, tu és, como é que vocês dizem, um bijou, sempre tão sensível e tão cuidadoso, quando vocês também andarem com a calças na mão vou dizer que o teu rabinho é o mais lindo de todos, está descansado.

Pivio Berlaitoni - Signora, e não seria possível cunhar umas quantas moedas com a minha esfinge?, pelo menos para usar naquelas máquinas que dão preservativos...

Malvina Merckel - Pode já ficar em acta: a nova moeda de 50 cents do europanzer vai-se chamar 'Der Pivio', e será possível trocar cada 'Der Pivio' por uma nota dos actuais 5 eurotrapalhões, recebendo ainda de bónus um título do tesouro grego ou então um cartão do cidadão português.

James Camarão - Miss Malvina, e mesmo assim acha que ainda é necessário que os portugueses, os gregos, os espanhóis e os irlandeses para receber uns europanzers tenham de aprender a fazer os rechenvorteile?

Malvina Merckel - Ó meu lavagantezinho, claro que não, vamos por partes, a nova Escala de Merckel com as condições para ter acesso ao europanzer é esta:

nivel 1. saber distinguir somar de subtrair
nivel 2. dar ligeiras arregaladas (com kit de pestanejo) de olhos a nomes com dois dablius
nivel 3. saber o nome completo da mulher de Guilherme II (Augusta Vitória de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg-Augustenburg, para proveito dos leitores), também conhecida como Dona.
nivel 4. saber os vários onze titulares do Bayern de Munique que foram campeões da europa na década de 70
nivel 5. ter em frasquinhos um bocado de água de cada um dos afluentes do Reno organizados por ordem alfabética
nivel 6. possuir fotografia autografada de Bismark com dedicatória datada do dia do Crisma (se for da 1ª comunhão também serve em fases de excedente de liquidez)

Nicolas Bruni - Ai, Mme, ainda bem, que susto, cheguei a pensar que tinha de vender as jóias de ma Carlinhe.

Pivio Berlaitoni - Eu sempre achei que as alemãs eram as mais giras e as melhores, quero esclarecer, e se por acaso tive de experimentar doutras qualidades foi porque me disseram que aquele sujeito marialva, o Schengen, andava a tentar arrebanhar de tudo logo nas fronteiras.

James Camarão - Que mulher sensível, que sentido de Estado, que noção do essencial, [que pena o Henrique VIII já por cá não andar senão ainda marchavas], que alívio por estas tão serenas e esclarecidas palavras, já me estou a ver a aterrar em Itrao com os lencinhos brancos a abanar de tão boas notícias.

Malvina Merckel - Vá, meus Queridos, e agora andor, que eu tenho de ir rapidamente aos saldos comprar a Republica Checa porque senão chego lá tarde e já não há para o meu número, e ainda tenho de ficar com uma Eslováquia ou uma Hungria. Zé Zocrates, filho, o meu telemóvel já está carregado?

4 comentários:

Anónimo disse...

Outro plano nEUROtico?
E nós, imigrantes (giros ou não), como seremos contemplados na Escala Merckel?

;)

E

mm disse...

A Drª Girassol pede para lhe dizer que de filosofia política ultimamente tem estado bem (benzinho, vá :), a palheta anda q.b. (ela consegue ler um post inteiro por écran), erros de sintaxe não havia mas os ortográficos são descartáveis (com as abstrusidades do novo (des)Acordo já ninguém sabe como escrever). Pena, pena, diz ela, é a falta de " fotos de gajas inacessíveis" :p

aj disse...

E, então o imigrante traz dólarrrrr! isso é nivel 7! :)

aj disse...

mm (e drª Girassol), pois é...tenho descurado essse departamento, isto é só canseiras com deus e o dinheiro q até me esqueço do essencial :)