Os Diários Secretos de Facundo Macário Induvial [12]

Na fase terminal do seu mandato, FMI revela-se uma mente em escassez de gases com poder combustível e avança por um iluminismo fin de siècle que, no caso, era moitier de siècle.


16 de Agosto de 2031

Hoje, durante a manhã, finalmente conclui o que anteriormente já intuí e mais atrás ainda pressupus: o saber é incompatível com o poder. De entre outras incompatibilidades recentemente epifanadas a que mais me surpreendeu foi a de que a própria intuição não coabita decentemente com a sensibilidade, chamando aqui sensibilidade àquela característica predominante nas criaturas que se especializaram em ser dominadas pela realidade; sendo que 'ser dominado' significa aqui 'absorver', o que é, assim, praticamente equivalente a 'dominar', concluo final, copulativa e arduamente: o mecanismo da intuição é inimigo da posse. Assim ficamos dum lado com o saber e a intuição e do outro com o poder e a posse. Felizmente (andava eu nisto) deu-me uma fome negra ao almoço e o Hélio Herpes da Cunha veio ter comigo, trazia um farnel de pães saloios com queijo aflamengado sendo notório o deficit, no caso, de vegetais. Falámos sobre fermentação leitosa e poesia galega, tendo-se juntado a nós a minha chefe de gabinete, que partilho com o ministro da cultura às segundas, quartas e sextas durante a tarde, e com o call center do Instituto de Socorros a Náufragos às terças o dia todo. Hoje, nos dias que correm, mais propriamente, as finanças públicas são um exercício combinado e iterativo de métrica e rima: vamos de sílaba em sílaba até à fonética final, e na última estrofe o mexilhão acaba sempre por aparecer porque tem a terminação mais requisitada. A L. hoje estava muito carinhosa comigo, parece ter adivinhado que estive numa récita da Florbela Tranca, aquela grande poetusa. A mulher em austeridade torna-se uma verdadeira predadora, ou seja, primeiro dá, sim, mas depois quer receber; em dobro. Vou dormir de banda pois parti uma costela a descascar um pistachio que confundi com uma santola (a ultima que vi foi no carnaval de torres em 2019 a fazer de cabeça do ministro da religião e das pescas). Tornei-me um visionário ao descobrir que quando nos diziam que Portugal era um país viável queriam dizer que teríamos uma boa rede viária para dar o salto.

1 comentário:

Anónimo disse...

;))))))))!!!!! faz me rir hoje, meu Senhor ... E hoje fazer me rir, quase gargalhar diga-se, é um feito notável.

As suas melhoras da costela partida! Vá, o pistachio, é bom como ó milho, mas não vale uma costela! O caju é caro ... talvez ... (penso agora naquilo que não tem casca para evitar costelas partidas...) sumo de laranja ou ... Rodaov?

As suas melhoras