Os Diários Secretos de Facundo Macário Induvial [1]

Segue-se a publicação de excertos dos diários daquele que foi o ministro das finanças de Portugal no famoso período de 2028 a 2033. Facundo Macário Induvial, um ilustre português de origem uruguaia, celebrizou-se por ter conseguido manter o país com o seu orgulho intacto depois da crise identitária originada pela venda do barlavento algarvio a um grupo paquistanês de peúgas. O período que se escolheu foi aquele em que FMI privou de perto com outra personalidade importante da época, o poeta Velasco Porfírio Vicente, que acabaria por ganhar o prémio nobel da economia como reconhecimento pelos seus trabalhos em verso alexandrino sobre o espirro chinês e a cólica coreana.



13 de Fevereiro de 2028

Hoje levantei-me mais tranquilo que o costume. Comi sem especial avidez a meia shortcake que tinha guardado de ontem e tanta era a minha calma que ainda tive de correr para apanhar a boleia do ministro da educação que está de serviço esta semana com a carrinha para deixar os ministros. Tenho de reconhecer que este mini-bus foi uma medida interessante que me foi sugerida pelo Velasco no Natal. Felizmente hoje o ministro da cultura estava de baixa, em assistência ao agregado, e sempre se poupou uma ida ao Poço do Bispo que, estou farto de o alertar, fica muito fora de mão.
O dia ficou marcado pelas enormes pressões que sofri para introduzir no Plano de Grandes Obras Públicas a substituição dos autoclismos na estação do Rossio. Penso que tenho de ser justo e equilibrado, mas custou-me deixar de fora os estores do Parlamento, tanto mais que não paro de receber cartas dos deputados a queixarem-se do sol na cara desde que se mudaram para o pavilhão do estádio universitário, de qualquer forma assinei hoje finalmente o contrato de promessa da venda do Palácio de São Bento, e o sinal que nos deu a Samsung já serviu para atestar o depósito dos cacilheiros.
Ao fim da tarde tive uma boa surpresa, chegaram as estatísticas e confirmou-se: no último trimestre do ano nasceram 14 portugueses, o que significa uma subida substancial em relação ao desastroso trimestre anterior em que apenas tinha nascido um casal de gémeos em Alverca.; entretanto pode ser que aquele poema que encomendei ao Velasco nos santos populares, 'Antes parir que aposentar' , esteja a começar a dar frutos.
Se amanhã conseguir vender o jardim zoológico à companhia das águas do Bahrein ainda vai dar para carregar os telemóveis dos secretários de estado com 20 euros cada.
Vou-me deitar cansado, tenho as gengivas a latejar, a placa está solta e só chega a cola da Indonésia em Abril; mas o raio dos ladrilhos do CCB têm prioridade.

Sem comentários: