Em cada geólogo um amigo

Completamente despeitados por ter sido ignorados pela cimeira de Copenhaga, os verdadeiros intervenientes no clima decidiram reunir-se de emergência numa ciumeira realizada para o efeito no triângulo das Bermudas.

O Anticiclone dos Açores fora um dos principais impulsionadores desta iniciativa e assumiu a direcção dos trabalhos por unanimidade. Começou por pedir desculpa pela ausência da Corrente Fria do Labrador, que tinha apanhado uma pontada nas costas da Gronelândia, e a sua revolta fez-se logo sentir na declaração inicial:

AdA - Não sei quem aqueles palhaços inimputáveis, como diria a nossa amiga Mizé, pensam que são! Nós que dedicamos a nossa existência a dotar o planeta de vida e animação somos tratados como meros instrumentos de estratégias obscuras de aquecimento e arrefecimento, como se fossemos escalfetas! Vou passar já a palavra à nossa companheira Monção que vai apresentar a sua declaração formal.

Dona Monção - Que lhes chovam esguichos de esperma do Xiva e do Brama são os meus votos! Planeta sustentável é a prima deles! Nós é que temos de fazer o trabalhinho sujo todo, e eles é só almoços e jantares. Fique aqui lavrada também em representação dos nossos camaradas dos Ventos Alíseos a minha formal monção de censura.

O lobi dos tufões depois duma renhida votação com a Katrina tinha escolhido o fenómeno el Niño como representante (nenhum associação o queria por causa do mau feitio); o tipo vinha com o gás todo, pelo caminho até tinha aspirado dois campos de coca na Bolívia, mais outra cabana aos três porquinhos:

El Niño - Se calhar os gajos pensam que é a engraxar o efeito de estufa que vão lá...quero lá bem eu que os cfc's se fodam, se me apetecer enfio com duas embalagens inteirinhas de laca Pantene nessas dondocas das Carlotas Polares...

Donas Calotas P. - Calma, Niño, comporta-te com maneiras, e evita os trocadilhos, faxavor! isto com a Katrina se calhar levava-se com mais elevação e discernimento. Companheiro Anticiclone, para o ano temos de instituir quotas aqui na cimeira...

- Talvez seja a única forma de aqui entrarem as putas das Placas Tectónicas... - apressou-se a dizer o El Niño.

Temendo o desenvolvimento de alguma chuva de peixeirada ácida na cimeira, a União dos Glaciares Suiços pediu a palavra:

U.G.S. - Queria chamar a especial atenção de todos que, por causa daquela coisa dos minaretes, já dois membros da nossa associação derreteram para o lago Leman e se não põem mão nisto não tarda não servimos nem para os campeonatos de patinagem no gelo.

A Camada de Ozono mantinha-se muito calada o que começou a intrigar o resto dos fenómenos presentes na cimeira... Mas antes de qualquer reacção deu-se a palavra ao Geiser Mendonça Bjork do Rós que tinha o estatuto de observador:

Geiser MBdR. - Depois da bancarrota lá na Islândia ainda fomos nós que aguentámos aquilo...ou seja, se não fosse o nosso aquecimento interior a esta hora cada português tinha de receber um islandês juntamente com um magalhães e um guantanamês em casa.

Foi nesta altura que a Camada de Ozono sentiu que tinha de se pronunciar:

Mme Couche d'Ozone - Meus amigos, eu não me conformo. Passei anos a defender a moda dos buracos, cheguei inclusivamente a fazer desfiles noutros planetas, quase tive uma colecção com uns furinhos em cornucópias vendida para as luas de Saturno e agora vêm-me estes cabrões e lixam-me o negócio! Cozonudos dum raio!

Foi então que o presidente teve de interferir, encerrando a sessão:

Anticiclone dos Açores - Companheira, nós não estamos aqui para tratar dos nossos interesses individuais, temos uma nobre e global missão a cumprir, temos de honrar os nossos heróicos antepassados: Cometas , Dilúvios e Pragas de gafanhotos , entre outros; não podemos deixar a animação do planeta nas mãos de cientistas e doutros burocratas afins! Temos igualmente um prestígio a defender. Todo o geiser que se queira fazer um vulcão tem o pleno direito de desflorestar 30 sequóias. Não queremos o planeta feito num quioito.

2 comentários:

Anónimo disse...

tsk tsk tsk...

C.

aj disse...

deduzo insatisfação, quiçá turbulência mesmo, no geolobi...