O Epigrafómano

«Não são as próprias coisas, mas as opiniões acerca das coisas o que atormenta os homens». Epictetus, Encheiridion

Epigrafe in ‘A vida e opiniões de Tristram Shandy’ de Laurence Stern


Esta tasca está a tornar-se chata. Nem sequer se consegue inclinar decentemente para si própria, quanto mais virar-se decentemente para o mundo; ora parece um torcicolo permanente a fazer trejeitos para tentar ver alguma coisa, ora põe a mão no lombo para se conseguir manter de pé direito. Já são demasiados anos a lamber opiniões como se fossem sabão.

[Não é que eu esteja atormentado, mas o que é essa merda de que todos falam da 'passagem do tempo num banco de jardim de sto amaro'? Sinto que posso estar a passar ao lado de algo realmente importante]

4 comentários:

Anónimo disse...

Não é o tempo em si, mas os bancos onde sentados vemos passar o tempo que atormenta os homens. Etc. Etc. Claro que não é importante passar ao lado de uma filha da puta de uma evidência, quando o que se exige é um banquete de aparências. Etc. Etc.

aj disse...

gostei dos etc's e descansei ao saber q o mistério está no banco. E os meus cumprimentos à Evidência, claro

Anónimo disse...

A Evidência agradece como de costume e como lhe compete. Não quero aqui criar um episódio venenoso-diplomático. Convidá-lo-ia para emigrar mas presumo que já estamos ambos suficientemente velhos. O resto é esperar sempre pela aguardada sinfonia das aparências. Mantenha-se lúcido e brilhante na acidez...

aj disse...

Mas até seria sui generis um episódio com uma epígrafe de Epictetus. Entretanto hoje sinto-me jovem e alcalino. Aparências, lá está.