O barril ultrapassou os dois libidos no mar do norte, mas há quem especule em édipos esterlinos. Sem complexos.

Aloísio Frias era um psicanalista da velha escolha e sempre tinha resistido às tentações de refreshing metodológico. No entanto, um dia sentiu necessidade de experimentar a libertação desse espartilho e lançou o serviço telefónico 'SOS Pulsão'. Encarou o momento com uma mistura de ansiedade e curiosidade mas nunca esperou ter logo no primeiro dia uma chamada que lhe haveria de mudar a carreira. Aloísio Frias quis que este seu novo processo mantivesse a atitude clássica e tinha definido exigir aos tele-im-pulsionados que se deitassem num cama confortável e olhassem para algo que lhes transmitisse serenidade e confiança. Depois de ter recebido a chamada enganada duma senhora que tinha uma tendinite há coisa de 35 anos, foi a vez de atender uma outra chamada…

Utente- O meu nome é José e acho que estou com uma pulsão.

Aloísio Frias – Em primeiro lugar, sr José, está confortável?

Utente José - Sim, mas tenho andado com sonhos esquisitos…

AF – Podemos começar por aí, conte-me lá então esses sonhos, se lhe convier.

Utente José – Só na última semana foram dois com a bruxa má, três com a madrasta da cinderela, dois com a madre Teresa a abrir um hospício no teatro da trindade, e um com o pai natal a fugir para Marrocos, para já não falar daquele em que eu fazia festinhas a um Santana Lopes insuflável ...

AF – Humm, e porque é que esses sonhos o perturbam?

Utente José – Acho que estou fodido, e que isto está a virar do eros para o tanatos.

AF – Acha-se portanto a entrar numa rota vertiginosa de destruição?...

Utente José – Acho que estou a perder o domínio sobre mim próprio… e a ser conduzido por forças que não controlo… o barril de petróleo, a euribor e até os gajos de barbas que também já lixaram o Menezes e o Soares.

AF – Sente que o perseguem mesmo, ou que apenas andam por aí…

Utente José – Acho que... me espreitam, é isso.

AF – Interessante; e consegue ver-lhes a cara, sentir-lhes o bafo, ou são apenas sombras, sensações, algo recôndito na marquise da sua consciência?..

Utente José – Neste momento é já algum cagaço técnico mesmo…

AF – E o medo é algo que o incomoda?...

Utente José – Sim, foda-se, prefiria peixinhos da horta, ou mesmo polvo à lagareiro.

AF – Humm, lembrou-se de comida… e logo só de peixe…

Utente José – Pois… então até os cabrões dos pescadores, que já ninguém sabia que existiam, se lembraram que são gente…

AF – Hélàs, isto é a força da associação livre a trabalhar no inconsciente!…

Utente José– Merda, não me diga que esses filhos da puta também se vão manifestar…

AF – Calma, isto são os valores da psicanálise, continue José… eu tenho o tempo todo e são só 0,60€ por minuto… podemos voltar aos sonhos.

Utente José – O mais intrigante de todos foi mesmo o da bruxa má que apareceu quando eu fazia de branca de neve e julgava que já controlava os anões todos.

AF – Todos?…

Utente José – Pois... o cabrãozito do Resmungão virou-se contra mim e foi conspirar para a mina… olhe dr Aloísio, apetece-me matá-lo com um daqueles corta papeis que servem para abrir os livros de poesia antigos…

AF – Muito bem José, deite tudo cá para fora…é a falar que se cura...

Utente José – Gosto da sua voz calma, o sr dr lembra-me um amigo meu que foi para a construção civil, para o Porto, ele abandonou-me, ele saberia dizer-me o que fazer, não sei, e acho agora que o dr Aloísio o pode substituir ..

AF – Calma José, esta ligação que começa a sentir por mim é algo normal, que acontece durante a terapia, continue a contar-me os seus sonhos… a fazer o seu encontro com as palavras...

Utente José – Hoje acordei com suores frios por causa dum sonho em que eu estava preso num sanatório e era uma mulher parecida com a margarete thatcher, mas em escanzelado, que me vinha dar um antibiotico alaranjado, mas que não era Bactrim, dizendo: «a partir de agora são três tomas, meu querido, o teu pulmão anda a fraquejar muito, e isso já lá não vai só com jogging». Não sei, dr Aloiso, eu por um lado fiquei à rasca, mas por outro lado ela lembra-me a minha mãe quando me dava umas sandes de paio com queijo de cabra que eu nunca mais comi em Lisboa.

AF – Bem sr José, vamos fazer assim, isto já vai para cima de 300 € e os gajos do concorrência agora andam com pouco que fazer e ainda me lixam com a acusação de estorsão pela forma utentada, e por outro lado já tenho outra chamada em linha, dum gajo chamado Ribau Esteves, que diz que já não sabe quem é o pai e a mãe, e antevejo um Édipo colorido, não posso perder. Agora então o meu amigo vai levar o cãozinho a fazer chichi, depois bebe uma camomilazinha com mel e depois, em princípio, vai sonhar comigo, com o Tony Carreira, com o Raul Meireles e com as bochechas da Manuela Moura Guedes e isso passa-lhe.

Sem comentários: