As anotações de um picheleiro dos afectos

Caderno 1 - Tratado de educação sentimental para homens bons

2º capitulo - Fogo preso

A etapa seguinte representa para o homem bom o desprendimento total das leis do amor próprio e da noção dos limites do chamado bom senso. Vendo a satisfação da sua carência afectiva presa por fios, começa a tentar entrelaçá-los, e assim fortalecê-los, à base da clássica ‘técnica dos miminhos’.

A noção de miminho é das mais críticas para a compreensão total do ‘jogo amoroso’. O miminho é uma espécie de mijadela hominídea tentando marcar afectivamente o território da fêmea, baseando-se na suposição de que a mulher é um animal sensível. Ora está provado que a única zona sensível das mulheres são os pés, ou seja, a mulher só é sensível no que concerne à possibilidade de usar ou não sapatos de salto alto sem desenvolver joanetes. Assim, enquanto o homem se esforça com técnicas sofisticadas de festinhas no cabelo, pico-pico-saramicos nos dedinhos e, numa fase mais avançada, beijinhos-botão-de-rosa (só de pensar nisto já arrepia) no pescocinho, a mulher nesses momentos vai-se descalçando e tenta massajar a planta dos pés na canela do homem, dando-lhe inclusivamente a sensação de que está respondendo ao seu parceiro com sofisticadas movimentações de sedução corpórea.

O miminho é assim um constituinte básico da consolidação do jogo amoroso, porque permite à fêmea momentos de sub-reptícia drenagem linfática sem induzir conclusão de rejeição ou indiferença, que seriam mortais, no homem bom.

O momento crítico desta fase regista-se quando a mulher já massajou todas as suas extremidades mais de 20 vezes e até lhe dava um certo jeito coçar atrás das costas, ou mesmo pintar as unhas, mas não quer correr o risco de parecer excessivamente frívola. É neste momento que surge a hipótese cinema ou, em casos mais desesperados, uma avó entrevada a precisar de mudar o penso.


O homem bom só aceita semi-pacificamente ser trocado por um acto de caridade para com ao mais fracos, mas desde que os mais fracos sejam do sexo feminino e estejam acamados a soro. O miminho amoroso só pode ser interrompido, sem crise de insegurança, por um miminho de misericórdia.

Sem comentários: