Quase 1600 anos antes de Shakespeare pôr Hamlet a falar com um fantasma, e mais de 1800 anos antes de Dostoievski ter posto Raskolnikov a matar a velha

Em Jerusalém, numa sala especialmente preparada para ser pintada uns anos depois por pintores renascentistas, «sabendo Jesus que o Pai depositara nas Suas mãos todas as coisas e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da mesa, tirou as vestes e, tomando uma toalha, colocou-a à cinta. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha.

Simão Pedro - Tu vais lavar-me os pés?

Jesus - O que eu faço, tu não podes entendê-lo agora, mas hás-de sabê-lo depois.

Simão Pedro - Nunca me lavarás os pés

Jesus - Se Eu não te lavar não terás parte comigo

Simão Pedro - Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça

Jesus - Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos.

Depois de lhes lavar os pés e de retomar as suas vestes Jesus volta a de novo à mesa

Jesus - Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me de Mestre e Senhor, e , dizeis bem, visto que o sou. Ora se Eu vos lavei os pés, sendo Senhor e Mestre, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Dito isto Jesus perturbou-se

Jesus - Em verdade em verdade vos digo que um de vós há-de entregar-me

Os discípulos olharam uns para os outros, sem saberem de quem Ele falava. Simão Pedro fez um sinal a um dos discípulos, aquele que Jesus amava, e que estava à mesa junto ao peito de Jesus.

Simão Pedro - Pergunta-lhe de quem fala.

Discípulo - (inclinando-se sobre o peito de Jesus) Quem é, Senhor?

Jesus - É aquele a quem Eu der o bocado que vou molhar.

Jesus, molhando o bocado, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão, que o engole; e nele entrou Satanás.

Jesus - O que tens a fazer fá-lo depressa sem demorar.

Nenhum dos que estavam à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isso, porque como era Judas que tinha a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe tinha dito para ir comprar aquilo de que precisavam para a festa.

Judas saiu imediatamente. E era noite.

Jesus´- Filhinhos, ainda estou um pouco convosco. Procurar-me-eis e, como disse aos Judeus, também vo-lo digo agora: Para onde eu vou, vós não podereis ir. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros. É por isto que todos saberão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.

Simão Pedro - Para onde vais Senhor?

Jesus - Para onde vou não podes tu seguir-me, por agora; seguir-me-ás depois.

Simão Pedro - Porque não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.

Jesus - Tu darás a tua vida por mim!? Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo sem tu me teres negado por três vezes»



Escrito supostamente por João, um dos doze apóstolos, o «discípulo amado», de quem se diz que esteve com Maria junto à Cruz, e que com Ela depois ficou, e de cujas conversas, que supostamente ambos tiveram em Éfeso, agora Turquia, haveria também de surgir este texto profundamente teológico, e a que também se veio a chamar de Evangelho, (parte) lido hoje por todo o mundo; mas ainda não saímos da idade dos porquês.

Sem comentários: