Um conflito de territorialidade geralmente leva à necessidade de invenção de diversos espaços com funções de aliviar as pressões, gerir as tensões, potenciar as eventuais oportunidades, atenuar as ameaças e aspergir convenientemente os olhos com areia. Hoje o dicionário não ilustrado dedica-se então a um momento hezbollevax ultra. (entradas 1220 a 1227)

Zonas Tampão – tipo de zona onde as medidas higiénicas superficiais não garantem um serviço limpinho e é necessário actuar com outras em maior profundidade mesmo que estejam presas por um fio.

Zonas Húmidas – zona de potencial e sofisticada nidificação, e por isso especialmente sensível ao uso de repelentes para insectos, fungicidas e outros pesticidas, apesar de servir de encalhe para muitas moscas mortas.

Zonas Protegidas - Zonas de circulação restrita, geralmente apenas ao alcance de pessoal devidamente autorizado e desparasitado; contudo o uso de vedações tem caído em desuso face à actual valorização dos potenciais paisagísticos

Zonas Demarcadas – Zonas destinadas a garantir uma qualidade constante e distintiva ao utilizador do produto, e que permitem separar o trigo do joio, apesar de não eliminarem totalmente a ilusão de que nem tudo no que luz é oiro.

Zonas Francas – Zonas em que com o mínimo esforço se consegue alcançar o máximo desfrute, a superlativa inveja e a exponencial cobiça.

Zona de Transição – Zonas de forte ambiguidade e incerteza que vivem da performance dos compromissos de ocasião, cruzados com as técnicas de movimentação.

Zonas Históricas – Zonas onde houve vida e animação no passado e que agora servem para entreter a imaginação, enriquecer o pessoal dos postais ilustrados e fornecer material didáctico sem medo de estragar nem destruir as provas da pretérita felicidade.

Zona de Caça – São zonas onde a vegetação específica permite a boa alimentação e reprodução das espécies certas e não impedem as vistas ao caçador nem a escapatória à caça.

[Nota de edição: confirmo que não existem repetições numéricas ou de entradas, nem pleonasmos, nem erros ortográficos ou de sintaxe, nem metonímias avulsas ou oxímoros descarados e nem sequer, pasme-se!, caroços de azeitonas. a.]

Sem comentários: