Uma tal de refundação da direita parece ser então o tema da moda. Nada melhor que um domingo de páscoa para pôr um pouco de ordem no folar. O dicionário não ilustrado apresenta hoje – quase teologicamente - as alternativas que se colocam ao dispor desse lado penhorado do poder. (entradas 986 a 993)

Ressurreição – Processo através do qual um determinado quadrante político ( bela expressão) depois de obrigar os seus fundadores a darem várias voltas nos túmulo, desaparece sem dar cavaco mas, depois dumas trovoadas, esse mesmo cavaco acaba por reaparecer em forma de línguas de fogo a comer bolo rei com a boca cheia.

Transubstanciação – Processo praticamente científico em que uma boa doutrina nos pode pôr a boca a saber a papel. (esta deve-me esgotar a reserva de indulgências plenárias que vim a guardar desde o Natal)

Transfiguração – É pena que não tenha sobejado das eleições muita verba para os efeitos especiais, porque se alguém aparecesse com Moisés dum lado e com Elias do outro, não acredito que a esquerda não se mijasse toda.

Renascimento das cinzas – Com um bocadito de imaginação não será difícil a uns a quantos franganotes pensarem que do churrasquinho das urnas ainda poderão sair que nem Fenix com molho picante. E haverá sempre gente a querer fazer de batata frita.

Canonização – Processo que permitiria a uma força política transformar um dedo em riste numa relíquia, e uma presidência de câmara num andor de procissão. Para milagre basta confirmar-se que ainda estamos de pé.

Parabolização – Escolha-se um filho pródigo lavadinho, escolha-se a terra boa para o semeador e apenas faltará quem se chegue à frente para ser grão de mostrada. Os que estiverem atrasados venham já com o trigo e o joio separado porque depois já não há fermento que chegue para todos.

Alegorização – Se narana fizer de pai natal, se mizé nogueira pinto fizer de polegarzinha, se telmo correia fizer de peter pan, se marques mendes fizer de simba, até o walt disney pedirá a Nossa Senhora para vir brincar às bodas de caná para boliqueime e transforme uma cambada de nabos, chouriços e carrascão, num choucroute com moet chandon

Alquacerquibirização – Modelo teológico de forja nacional em que o menino Jesus deixou as ovelhas e respectivos pastores de turno a cheirar o incenso e a mirra e bazou com o ouro dizendo aos reis magos que ia a uma casa de câmbios. Na manjedoura a vaquinha e o burro ainda aguardam pela taxa de conversão olhando para a palhinha vazia e esperando que o nevoeiro da alternância democrática passe.

Sem comentários: