Não posso estar sempre a tratar de assuntos sérios.

Vou ter de me passar. Mas só ligeiramente.



Esta curiosa, ou caricata, ou rocambolesca situação dum tal de DBarroso, que parece ter sido primeiro-ministro durante dois anos (pelo menos é o que diziam na televisão nos intervalos da Casa Pia) e agora (se calhar durante os penalties ficou com medo de não irmos às meias finais) apalavrou um lugarzito no éden Bruxeliano, está a alimentar o normal corrupio de paroquiais indignações e certezas.



Por acaso esta hipótese de mudança de ares do tal DBarroso, deu para me lembrar duma clássica paronímia do grego: entre tropos (modo de ser, carácter) e topos (lugar). Julgo, no entanto, ser Séneca que acaba por elaborar mais sobre esta “dicotomia” dizendo que os homens para se afastarem dos problemas devem é mudar de atitude, procurar transformar-se, em vez de mudar de lugar. Deviam, dizias bem, deviam. Mas isso eram os homens, não os insectos que apenas souberam varejar-nos a sopa durante uns tempos, e que agora só podem é mesmo ir-se sacudir para o cocktail de marisco do casamento do lado.



A atitude de DBarroso acaba por demonstrar que não tivemos um primeiro-ministro durante estes dois anos mas sim um mero funcionário público, que aparentemente sabe falar línguas, e que viu ser-lhe reconhecida a capacidade de ser absolutamente tão domesticável que até pode ir para a frente da comissão europeia. Aproveitará esta mudança de ares como qualquer ave tola e pavoneante que, desde que tenha um poleiro canta o que se lhe mandar, nunca chegando a produzir nem uma porra duma canja em condições.



Aqui e agora, quaisquer valores e argumentos de politica contextual, inevitáveis claro, mas muitos deles mais uma vez motivados pelos meros sentimentos anti-Santana, são irrelevantes face a este novo sinal de absoluta falta do tal “sentido de estado”. Encapotado num dos maiores parolismos políticos dos nossos tempos que é falar da honra para o país em ser assim representado no tal “lá fora”, o que vemos é apenas um tropos de merda a ser atraído para um topos de merda também. «Animum debes mutare, non caelum». Mas o gajo sabe lá o que isto quer dizer.

Eu para já o que sei, é que esse tal de DBarroso deve é mesmo mudar de ares e rápido. Seja para a comissão europeia, seja para porteiro dum qualquer aquário de peixes destinados a caldeiradas. Só que, como Presidente da Republica também não sei se temos, olha...safam-se as bandeiras e a bola. Ao menos tu ficaste Scolari. Estás perdoado. Afinal não é a tal de democracia que se faz com os que estão, isso é o futebol.

Sem comentários: