Hoje o dicionário não ilustrado fez mais uma incursão rápida na liturgia partidária. Alguns varejos de traça política nas entradas 725 a 735.



Congresso – Mecanismo de natureza gregária que cola com cuspo, onde outros artefactos exigiriam espesso betume. Seca rápido, e nem precisa de se soprar muito.



Líder – O que transforma qualquer ridículo esbracejo num sinal de trânsito.



Retóricas de ocasião – (do discurso “cinético”) Quando se está quase a terminar uma parte dum discurso, em vez de se ir abrandando, como apontariam as técnicas de boa condução, vai-se antes acelerando e falando cada vez mais alto, para que o aplauso resulte no clímax que – aparentemente - não se alcançou pelas vias tradicionais



Comissão política – Os que escolheram as gravatas de turno que condiziam melhor com as camisas de serviço, e que souberam limpar o fatinho a tempo de não se notarem as nódoas das últimas javardices.



Moção – Bocejo palavroso que disfarça, ou atraiçoa, um corpo sonolento, ou que faz de antecâmara a um velório mais ou menos sangrento. (e já estou a rimar demais)



Listas para os órgãos – Qualquer órgão que se preze precisa de compor um enxoval decente, para não se confundir com nenhuma pelintrice esponjosa e meramente segregante.



Vocação de poder – Estado êxtasiante e de índole missionário, que leva alguns ao sacrifício duma doce vida de privados comensais, pelo doloroso degredo das páginas de jornais. ( é pá pareço um parvo com as rimas)



Secretário-geral – Aquele que é um chato em particular. Mas que acaba por ser o dono da pomada, e o que decide quem se pode coçar.



As bases – Tal como nas dos copos, são o que evita que fiquem marcas no envernizado, e depois de muito húmidas podem-se descartar, ou trocar por outras mais giras. E também servem para desviar as atenções quando o cocktail é rasca.



Coligações – Pura fornicação pela via profissionalizante. É despachar o servicinho, com a higiene possível, e jamais sucumbir ao comprometedor beijo na boca.



Sensibilidades – Também designadas tendências, mas que temerosas de loucas inclinações, se refugiam na castidade dum buço que nunca se quererá assumir como farfalhudo e despudorado bigode.

Sem comentários: