Muitas textos - manhosos ou não - sucumbem àquela expressão “ um bocadinho datado...». O novo dicionário não ilustrado terá de passar por essa provação e hoje escolheu para mote o novo slogan da coligação “ Força Portugal “. Reconheço que me servi de “inspiração” num post do Barnabé. (mas como já escrevi aqui muitas vezes também não dou para esse peditório da originalidade)

Temos de dar uma última chance ao modelo administrativo-político da organização dos governos. Honra seja feita a Guterres que ainda quis dar um cheirinho de graça à coisa. Mas o pântano era mais forte. Agora todos os ministérios terão de se adaptar às novas mensagens mediáticas.

Hoje uma versão ligeirinha de fim-de-semana. Para compensar não haver o fandango da remodelação, fica aqui um corridinho com outro tipo de inutilidades. ( entradas 538 a 547)



Ministério do Ambiente – Deverá ser o verdadeiro motor da limpeza de vícios. Infelizmente o processo passa por filtragens e outras maçadas. Para a “Fossa Portugal” deverá ser o lema de todas purificações.



Ministério do Trabalho – Onde se deverá erradicar a tendência pouco virtuosa de nos encostarmos todos uns aos outros. Dar o corpinho ao manifesto será o objectivo do lema : Na “Fussanga Portugal”.



Ministério da Saúde – Somos todos muito doentinhos. Não aguentamos nada, e não há orçamento que resista a tanta “mariquice”. Andarmos com o pinguito no nariz nunca fez mal a ninguém, por isso o novo lema do ministério deverá ser “Funga Portugal



Ministério dos Transportes – Andamos sempre muito depressa. Chegamos ao fim das estradas num instante com estas velocidades excessivas. “Afrouxa Portugal” é a medida certa para podermos desfrutar do alcatrão em condições.



Ministério da Finanças – Aprender que muito se pode amanhar com uma boa cosmética facial. Limpa a “ Fuça Portugal” e depois logo se vê debaixo dos sovacos, conforme isto for cheirando. Para quê gastar logo tanta água.



Ministério da Economia – O produto de marca nacional é o novo must da saison. Descoberta a nova pólvora que encaixa em todo o cartucho, só se espera que lá fora não se veja escrito: “Fujam é de Portugal



Ministro da Justiça – Desde que o busto da república passou a ser a D. Mizé Morgado (só espero que não lhe ponham tanta sombra nas pálpebras) o único lema plausível é: para a “Forca Portugal”. Temos de mostrar o que é uma justiça exemplar.



Ministério da Defesa – No dia em que os coronéis forem mais que os magalas e não houver pessoal para desfilar nas paradas, não haverá outra maneira senão reclamar: Para a “Forma Portugal



Ministério dos Negócios Estrangeiros – Isto de nos termos de dar bem e agradar a todos obriga-nos a andar numa “ Fona Portugal”. Pelos menos façam-se cobrar bem pelos passaportes falsos, pois devem ser imensos os que se desunham para ser portugueses.



Ministério da Educação – Como parece que vamos de reforma em reforma até à analfabetizacão final, resta-nos fazer colecções com os cromos do que já fomos: A “Fóssil Portugal”. Bem, pelo menos que sejam autocolantes para não termos de cuspir no Camões.

Sem comentários: