Em tempos o Thomaz notou que para uns escrever blogues é só mais uma forma de estar só. Para todos os efeitos isto para mim não passa duma jardinagem (quase) solitária, dum capricho disfarçado até duma falsa socialização. O novo dicionário não ilustrado olhou hoje para as parolas gregaridades que atafulham o meu pousio. ( entradas nºs “já não sei a quantas vou” até "prai mais de 400” )



Pandilha – Quando um grupo de meros malandros recheia a sua malandrice com uma papa picante chamada ideologia, e serve-a morna com um nome mais ou menos sofisticado simulando o salvo conduto para o paraíso.



Seita – Quando um grupo de iluminados tem medo que se descarregue a bateria alimentadora das visões, e através de uma rede de extensões e fichas triplas garante estar sempre ligado à corrente.



Panelinha – Quando a sorte é procurada em conjunto, porque ninguém tem coragem de ser feliz sozinho.



Grupo de sueca – Quando todos gostam de assistir ao naipe da moda, e jamais contrariam o trunfo de serviço. Geralmente atraiçoam-se com os trejeitos da batota.



Quadrilha – Quando roubar é a missão mais nobre e redentora que se encontra à mão, os mais perigosos são os que andam de mãos nos bolsos e a assobiar como se não fosse nada com eles, e os lorpas são os que lhes abrem as portas com o telecomando.



Clã – Os laços fortes do sangue prendem aqueles que temem a “transfusão” que é andar por conta própria.



Máfia – Quando o amor não se celebra com beijos na boca, mas a vingança se antecipa com beijos de judas. A língua até pode desaparecer da circulação quando menos se espera.



Comunidade – Quando andamos todos de braço dado, é a maneira de nos iludirmos que só nos metem as mãos no bolso os que estão fora da roda.



Grupinho – Quando um diminutivo acrescenta um carácter ambíguo a um conjunto de jeitosos, eles passam a ser encarados como um cestinho de fruta à espera da cliente apalpadeira.



Condomínio – A morada é a etiqueta da sedentariedade. Sonhamos com a contrafacção permanente, e olhamos para os vizinhos vendo neles o resultado dum preservativo furado.

Sem comentários: