Constou-me que o lema escolhido por Rui Rio para a sua governação foi “ Rigor e Consciência Social”. Eu confesso até gosto deste rapaz, e tenho pena de não me ter lembrado dele nas ultima entradas do novo dicionário ...
Novo paradoxo do Rui Rio – Um homem pode estar na câmara do Porto sem estar na cama com o FCPorto.
Não foi no entanto esta entrada apócrifa que me trouxe aqui. Foi a constatação de que os conceitos “rigor” e “consciência social” não combinam. Esta última expressão tem tantas valências que nunca poderá será rigorosa. Em tempos ( 6 de outubro) o Novo dicionário não ilustrado já se tinha debruçado sobre alguns estados de consciência, mas este tinha-lhe escapado. Hoje para tapar este buraco, vai uma rodada especial de argamassa :( entradas 343 a 352)
Consciência Social ( versão S. Freud ) – Estado de libertação do recalcamento produzido em criança por termos assistido ao nosso pai dar um enxerto de porrada num pobrezinho que estava arrastando a asa à nossa mãe. Afinal era uma esmola que ela tinha dado em moeda estrangeira e o mendigo só queria saber o câmbio “ao certo”.

Consciência social ( versão António Damásio) – Parte do cérebro que faz esquina entre o mesencéfalo e o diencéfalo. É uma zona de gaveto muito arejada para os neurónios, e faz com que um gajo quando vê um pobrezinho a pedir se lhe dê um arrepio na espinha que só visto.

Consciência social ( versão Hannibal ) – Zona apetitosa e que dá aparência de boa chincha, mas depois vai-se a ver era só ossos.

Consciência social ( versão Darwin ) – A sua criação marca o momento empolgante da evolução humana no qual um chimpanzé pisa uma bosta de cão, e por milagre vê os seus pêlos começarem a concentrar-se todos apenas entre as pernas. Atormentado pela vergonha, o chimpanzé inventa as casas de banho públicas e as coleiras para as pulgas, e passam a chamá-lo “gajo”.

Consciência social ( versão Lévi-Strauss ) – Mito bem esgalhado que permitiu aos seres mais espevitados roubarem o fogo aos mais distraídos para construírem uma lareira na “salinha de estar”; não deixaram no entanto de pensar nos outros, reservando-lhes a rara oportunidade de irem carregando com a lenha.

Consciência social ( versão Canal Odisseia ) – Quando os leões solitários conseguem conquistar um grupo, a primeira coisa que têm a fazer é limparem o sebo às crias que estão a ser amamentadas pelas leoas do clã que agora querem cobrir. Só assim é que estas leoas entram em novo cio, e não perdem muito tempo até começarem a fornicar com o assassino dos filhos.

Consciência social ( versão Nélinha F.Leite ) - Rubrica nª 34-0005/RS2/4556 do Orçamento de Estado.

Consciência social ( versão Tomas Edison ) - Luzinha que pisca intermitentemente sempre que vemos um patrão rico e anafado entregar o salário a um empregado mal remediado, e este apetecendo-lhe mandar o primeiro limpar o cú ao mísero cheque, acaba por ir a correr “descontá-lo” ao banco, porque o cabrão do patrão não foi capaz de fazer uma transferência bancária em condições.

Consciência social ( versão menopausa ) - Transformação "psicovárica" que permite à mulher deixar de considerar o parceiro num mero sócio do negócio da procriação.

Consciência social ( E. Durkheim ) - Ratio do “nº de pobres” / “nº de roupas vendidas em segunda mão”, encavalitado na percentagem de arrumadores por seringas enfiadas no lixo, e que demonstra – ainda que com alguma reserva metodológica – que mais vale ser feliz e rico que infeliz e pobre.

Sem comentários: